Notícias

Parceria com hospital Albert Einstein proporcionará atendimento a municípios acreanos

PorRaimari Cardoso – Correspondente em Xapuri – AC

A partir de março deste ano, Xapuri e outros cinco municípios acreanos – Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasiléia – vão passar a contar com um importante incremento na área de saúde por meio de uma parceria com o hospital Albert Einstein por meio de um projeto de Telemedicina para consultas especializadas.

O projeto visa utilizar a expertise adquirida pela Central de Telemedicina do Einstein ao longo dos últimos sete anos para viabilizar a implantação de 120 ambulatórios de especialidades médicas por telemedicina para Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios da região Norte do Brasil.

Tendo como enfoque teleconsultorias em sete especialidades médicas (endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia), o projeto tem o intuito de prover suporte diagnóstico e terapêutico a regiões carentes de recursos médicos especializados.

Na manhã desta quinta-feira, 11, o secretário municipal de Saúde de Xapuri, Wagner Menezes, recebeu, em Rio Branco, os equipamentos que irão possibilitar a execução dos exames no município. Nos próximos dias, técnicos do Albert Einstein e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) farão as instalações necessárias para o início do programa.

“Uma experiência excepcional, rápida e de qualidade, similar ao atendimento presencial, que tem ajudado muitas pessoas em Xapuri. Vale lembrar que nós já utilizamos a Telemedicina na cidade, através da qual ofertamos o exame de Eletrocardiograma Computadorizado na Unidade Básica de Saúde Tia Vicência”, destacou o secretário.

O projeto é desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil, redes do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A Unidade Básica de Saúde Tia Vicência funcionará como Unidade de Referência do projeto, sendo o ambulatório de teleinterconsulta, ou seja, os pacientes serão atendidos por meio de chamadas de vídeo em plataforma específica dentro da UBS, por um especialista do Hospital Albert Einstein.

Funcionamento

O paciente passará por uma consulta na UBS, onde poderá ser identificada a necessidade de uma consulta especializada. Havendo a confirmação, é feito o agendamento na plataforma do hospital Albert Einstein.

Na data e horário agendados, o paciente retorna à unidade para consulta com médico clínico geral, presencial, e o especialista da telemedicina, por meio de chamada de vídeo.

Na consulta, há a possibilidade de emissão de receitas, laudos e solicitações de exames, todos com certificação digital, válida em todo o território nacional.

Em Rio Branco, o processo se iniciou na última terça-feira, 9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Barral y Barral. Em Xapuri, a previsão é de que o serviço já seja oferecido a partir do próximo mês de março.

Com informações da Assessoria de Divulgação da Prefeitura de Xapuri.

Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay 
 

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One