Notícias

Pará: Imprensa Oficial renova certificação digital de gestores públicos

Documento garante legalmente todas as transações efetuadas por secretários e prefeitos

Por Julie Rocha (IOE)

Até o final de fevereiro de 2020, a Imprensa Oficial do Estado deve receber a maior parte do secretariado e dos presidentes das autarquias do Governo e também equipes de gestores das prefeituras municipais. A visita tem o objetivo de fazer a renovação do certificado digital para garantir legalmente todas as transações eletrônicas efetuadas pelos gestores nas secretarias e órgãos públicos.

“Como ano passado foi a primeira gestão do governo Helder Barbalho, todos os secretários empossados tiveram que tirar um e-CNPJ novo para os órgãos. Como normalmente eles tiram com validade de um ano, esse é o período de renovação”, comentou o gerente da certificação digital, Thiago Campelo.

O gerente disse ainda que pelo menos até o final de fevereiro a loja da Imprensa Oficial deve ficar movimentada com a presença de secretários estaduais, municipais e também prefeitos, para renovação do certificado.

Na última sexta-feira (7), foi a vez do secretário de Estado de Turismo, André Dias, fazer a renovação por mais dois anos do certificado da secretaria, o e-CNPJ A3 e, também, adquirir um certificado pessoal, o e-CPF. “A gente já desenvolve 100% os processos de forma eletrônica, através do Processo Administrativo Eletrônico (PAE), e a certificação digital é um passo importante para que a gente possa virtualizar todos os nossos processos, assinaturas e tramitações”, comentou o titular da Setur.

Segundo André Dias, a certificação garante mais mobilidade nas transações eletrônicas, que podem ser feitas, de “qualquer lugar e a qualquer hora”, além da vantagem de eliminar o uso do papel, ser mais sustentável e mais seguro. “A gente está renovando a certificação digital e tem que caminhar no futuro, numa gestão mais eficiente e mais moderna”, concluiu.

Também renovaram o certificado digital nas últimas semanas o titular da secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Huataka Suenaga; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Marcos Brandão; o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral; e Hanna Ghassan, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

“Tivemos que fazer essa nova certificação para começar o funcionamento efetivo desta secretaria, que agora é de Planejamento e Administração e, mais uma vez, fiquei muito impressionada com o atendimento. Quero parabenizar o órgão pela agilidade na prestação de serviço de qualidade”, elogiou Ghassan, que emitiu o e-CNPJ A3 Token, com validade de três anos.

Autoridade – A Imprensa Oficial do Estado é uma Autoridade de Registro, vinculada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). É a única instituição do governo habilitada para emitir o certificado digital, um compromisso social que garante o controle e a segurança de informações de diversos de transações eletrônicas.

As visitas são pré-agendadas pelos telefones ou por e-mail. Na primeira consulta, geralmente são repassadas todas as orientações necessárias para emissão do certificado digital, que pode ser para pessoa jurídica (e-CNPJ) e para pessoa física (e-CPF).

Para saber mais sobre os tipos de certificados digitais que a Imprensa Oficial emite, acesse este link.

Fonte: Agência Pará

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One