Notícias

Novo certificado da Autoridade Certificadora da Justiça (AC-JUS)

Gerado durante cerimônia no Palácio do Planalto, o certificado AC-JUS v5 terá validade até março de 2029

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, que contou com a presença do represente legal da Autoridade Certificadora da Justiça (AC-JUS) e de servidores do Conselho da Justiça Federal (CJF), foi gerado o novo certificado da Autoridade Certificadora da Justiça – AC-JUS. Trata-se do certificado AC-JUS v5, com validade até março de 2029.

O certificado digital é um documento de identificação e assinatura utilizado no mundo digital. A AC-JUS criou seu próprio padrão de certificados, denominado Cert-JUS Institucional, de uso exclusivo do Poder Judiciário, que permite, além da identificação, a qualificação do titular como magistrado ou servidor. A AC-JUS criou também o certificado Cert-JUS Poder Público, para uso dos demais órgãos públicos da administração direta e indireta.

O certificado Cert-JUS é um documento de identidade pessoal e funcional, utilizado tanto para identificação e autenticação em sistemas e aplicações, como para assinatura digital de documentos e mensagens de correio eletrônico.

A geração do novo certificado se fez necessária porque, a partir de dezembro de 2016, os atuais certificados (v4) de algumas das autoridades certificadoras da cadeia de certificação JUS deixarão de estar aptos para assinar certificados de usuário final (Cert-JUS).

Um benefício adicional da nova cadeia de certificação v5 será a pré-instalação do certificado da AC RAIZ no Sistema Operacional Windows e no Internet Explorer em suas futuras atualizações, o que facilitará a utilização e a validação de todos os certificados v5 da ICP-Brasil.

Com a emissão do certificado AC-JUS v5, torna-se possível a continuidade, por mais 13 anos, da Autoridade Certificadora da Justiça, mantida pelo CJF desde 2005.

Conselho da Justiça Federal

Leia também

Convênios

eGAC
CDL
GBrasil
Accor
Auditsafe
pki
G+D Mobile Security
Idemia
Gemalto
CryptoID
Insania