Notícias

Nota de Esclarecimento do ITI

Em relação à matéria veiculada na edição desta quarta-feira (4) no Jornal Hoje, Rede Globo, sobre esquema fraudulento de desvio do benefício Seguro-Desemprego, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) – autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República – esclarece:

  • Como autoridade responsável pela operação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o ITI trabalha para a digitalização, a desburocratização e a mitigação de fraudes em transações em ambiente virtual.
  • O caso citado foi reportado ao Instituto à época de sua ocorrência, em 2018, e permitiu a pronta atuação conforme o procedimento padrão antifraude.
  • Ao ser notificado de qualquer suspeita de fraude pelas empresas integrantes da Infraestrutura, o ITI atua imediatamente para a revogação dos certificados digitais identificados, que não podem mais ser utilizados. Os certificados vinculados a fraudes ou irregularidades integram a lista negativa do ITI, disponível em sistema antifraude da ICP-Brasil e enviada a todas as Autoridades Certificadoras.
  • Além da inutilização do certificado, o usuário do documento digital falso também é inscrito na lista negativa.
  • O ITI explica que as fraudes já registradas ocorreram na identificação civil do usuário, momento em que a pessoa, de má-fé, apresenta documento em papel fraudado. A ICP-Brasil, nesses casos, também se torna uma vítima de fraudadores.
  • A ICP-Brasil avançou no combate a fraudes com a implementação dos Prestadores de Serviço Biométrico – PSBio à Infraestrutura, em fevereiro de 2018.
  • Essas entidades detêm capacidade técnica para realizar a identificação biométrica (digital e facial), tornando o registro do requerente único em um ou mais bancos de dados biométricos para toda ICP-Brasil. Isso possibilita a verificação e comparação biométrica da pessoa.
  • Assim, as informações biométricas cadastradas são acessadas e conferidas pelas entidades emissoras de certificados digitais, inclusive no banco de dados da lista negativa, o que impossibilita futura emissão de certificado digital pelo fraudador.
  • As transações virtuais com certificado digital ICP-Brasil possuem plena validade jurídica perante o Poder Judiciário brasileiro.
  • Em 18 anos da ICP-Brasil nunca houve um caso de fraude de comprometimento das chaves públicas, ou seja, os casos confirmados de fraude não ocorreram na Infraestrutura técnica, que garante a segurança por meio de criptografia e critérios de autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio. Assim, as fraudes de identificação já registradas receberam pronto tratamento e foram devidamente resolvidas para que o fraudador não conseguisse mais utilizar aquele certificado digital nem emitir outro futuramente.

ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One