Depois de 2015, a expectativa é que em 2016 o Brasil volte a crescer
Este ano não será de glórias para a economia do País, como nos períodos anteriores, quando o Produto Interno Bruto (PIB) crescia 6%, 7%. Sim, estamos em crise. Com um crescimento pífio em 2014, de 0,1%, o que é prometido para 2015 consegue ser ainda pior – retração de 1,49%. O período merece atenção, mas não desespero.
A expectativa, e todos têm que crer e trabalhar para isso, é que em 2016 o Brasil volte a crescer. Até lá, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, que exige a manutenção de processos eficientes, mas com custos menores. Embora o cenário mostre essa retração na economia, alguns investimentos e mudanças de comportamento são imprescindíveis.
Não existe receita mágica, mas dou a dica: certificação digital. Essa é a única tecnologia que permite migrar processos físicos para o eletrônico, garantindo benefícios, como aumento da eficiência, redução de custos, comodidade e sustentabilidade.
Como? O certificado digital é bastante conhecido pelas empresas por conta das obrigações com o governo, mas muitas desconhecem que por meio dele é possível assinar documentos com validade jurídica. Sem papel, autenticação adicional, deslocamentos e necessidade de armazenamento. E sem exigir que as partes interessadas, os signatários, estejam no mesmo local. Faça as contas. Assinar, tramitar e armazenar documentos no meio eletrônico é muito mais barato, seguro e eficiente.
A certificação digital pode ser integrada a sistemas novos ou legados, para ajudar a sua empresa a reduzir drasticamente os custos sem perder a eficiência. Os benefícios e as vantagens da tecnologia já refletem no número de Certificados emitidos no Brasil.
Invista na tecnologia e promova uma mudança de comportamento na sua empresa.
Dê um descanso para a caneta e o papel. Assine com o certificado digital.
Vice-presidente daCertisign e presidente da ANCD
Julio Cosentino
Fonte: DCI