Plataforma digital vai integrar órgãos e dar agilidade para negócios começarem a funcionar
Autor: Rafael Gomes | online@redegazeta.com.br
Abrir uma empresa no Espírito Santo vai ficar mais rápido e demorar apenas três dias a partir de novembro. Atualmente, o processo é burocrático e pode passar de dois meses.
A agilidade será possível com o Projeto Cadastro, que será lançado no dia 16 de novembro, pelo governo do Estado. Prevendo atrair novos negócios num momento de crise financeira, o programa aposta no cadastro 100% eletrônico para acelerar a abertura de novas empresas. A promessa do governo é de que a partir de agora o processo de abertura, alteração e baixa de empresas seja todo eletrônico, excluindo a utilização de papel e deixando o serviço mais fácil e com menos custos.
A liberação da inscrição estadual da empresa, que antes acontecia em, no mínimo, uma semana para pequenas empresas; cerca de um mês para indústrias; e até 70 dias para atacadistas, agora pode acontecer em três dias.
“Vamos unificar o tratamento de todos os tipos de empresa. Em três dias, ela estará autorizada a funcionar”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Bruno Negris.
Unificação
Atualmente, o cidadão que deseja abrir uma empresa precisa ir pessoalmente a três órgãos: Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Com o novo sistema, bastará entrar no site da Junta Comercial do Estado (www.jucees.es.gov.br) e preencher o cadastro com todos os dados solicitados. As informações serão analisadas de forma automática pelos órgãos, que vão autorizar ou não a criação da empresa.
Foto: Arquivo
Bruno Negris, do Fisco estadual, diz que iniciativa baixará custos para empresas
Bruno Negris, do Fisco estadual, diz que iniciativa baixará custos para empresas“Os órgãos são independentes, mas estarão interligados pelo sistema. O objetivo é reduzir os custos da empresa e criar um bom ambiente de novos negócios. É um antídoto contra a crise”, comenta Negris.
Mesmo em um cenário de crise, Negris prevê uma arrecadação maior de receita. “Quando se estimula a atividade econômica, a receita do Estado reage positivamente. Temos que estimular o crescimento econômico para gerar emprego e consumo”, destaca.
O decreto que autoriza a execução do projeto foi assinado ontem pelo governador Paulo Hartung. O Estado vai treinar os contadores.
Saiba mais
Abrir empresa
Como era?
Atualmente, o processo de abertura de uma empresa demora entre sete e 70 dias. É preciso ir pessoalmente a três órgãos: Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda para levar documentos e fazer as inscrições.
Como será?
O tempo vai diminuir para três dias. Bastará entrar no site www.jucees.es.gov.br e preencher o cadastro com todos os dados solicitados.
O que muda?
Além de a inscrição ser toda on-line, os três órgãos vão analisar os dados em um único sistema, dando o aval em três dias.
Quando vai funcionar?
O sistema será lançado de forma oficial e passa a funcionar no dia 16 de novembro de 2016.
Fonte: A Gazeta
