App para smartphones ensina como empreender com franquias

O “Quero uma Franquia” usa um sistema de certificação digital, o que pode incentivar o uso do aplicativo

A Associação Brasileira de Franchising está lançando um app para educar quem quer empreender com franquias. O “Quero uma Franquia” usa um sistema de certificação digital, o que pode incentivar o uso do aplicativo.

O aplicativo tem formato de jogo e usa dinâmica de perguntas e respostas. São dadas três opções para as questões. É preciso responder antes que o tempo acabe. Antes das perguntas, uma lição em vídeo é oferecida ao futuro empreendedor.

As questões estão divididas em áreas como “conceitos fundamentais”, “aspectos jurídicos” e “processo seletivo”.

A cada 100 desafio cumpridos, o jogador ganha uma medalha. Com quatro medalhas, é possível emitir um certificado digital da ABF.

Uma tela oferece dados sobre o desempenho da pessoa. Lá estão à mostra quais são as áreas de melhor desempenho do jogador, progresso total e tempo de dedicação ao app.

Ainda é possível ler dicas do blog da ABF dentro do próprio aplicativo. O conteúdo foi criado pela ABF Educação, uma divisão da associação que tem como objetivo educar e informar pessoas interessadas em entrar nos negócios de franquias.

O app está disponível de graça para smartphones Android. Uma versão para iPhone deve chegar à App Store em breve, de acordo com a ABF.

Fonte: Exame.com

Meia-entrada tem nova lei a partir de terça-feira

Cota-mínima de ingressos passa para 40% em todos os setores

Quase dois anos depois de sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a nova lei da meia-entrada em eventos culturais e esportivos foi regulamentada e publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de outubro e, finalmente, entra em vigor na terça-feira (veja no quadro o que muda para os beneficiários e produtores culturais).

Antes, cada município e estado aplicava sua própria lei. Agora, com a regulamentação da Lei n° 12.933 (de 26 de dezembro de 2013), as regras de aplicação, fiscalização e documentos necessárias para ter direito ao benefício foram unificadas nacionalmente.

Entre os pontos importantes da lei é a reserva da cota mínima de 40% dos ingressos para a meia-entrada (em todos os setores, da pista a camarotes).

Antes da determinação, a quantidade de meias-entradas era ilimitada, o que forçava os promotores de eventos a aumentar e até dobrar o valor do ingresso inteiro. “Dessa forma, o direito à meia-entrada não se realizava”, declarou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao Portal Brasil (site com informações do Governo Federal).

 

Outra regra importante é a padronização da carteirinha estudantil, que está sendo substituída pela Carteira de Identificação Estudantil (CIE), documento com certificação digital, código de barras e QR Code – cujas informações fazem parte de um banco de dados nacional, que deve ser disponibilizado aos promotores de eventos.

Esse ponto é comemorado pela presidente da União Nacional dos estudantes (UNE), Carina Vitral, porque “inibe a falsificação e ajuda produtores, estudantes e toda a comunidade da cultura a ter de volta o direito à meia-entrada”.

Não há, na nova lei, menção ao direito de idosos e professores à meia-entrada. Os idosos são amparados pelo Estatuto do Idoso, e os professores continuariam sendo beneficiados por leis estaduais e municipais.

Em Santos, produtores culturais estão se inteirando sobre a nova lei federal. Alguns comemoram as mudanças reivindicadas pela categoria, com a cota de meias-entradas e a unificação do documento estudantil, mas estão em dúvidas quanto ao prazo para a adoção das novas regras e como será a fiscal.

Fonte: A Tribuna – CARLOTA CAFIERO

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova certificado específico para CF-e-SAT

Na última quarta-feira, 11, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI sediou reunião extraordinária do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Na pauta, estava a criação de um certificado digital ICP-Brasil específico para atender à demanda do Cupom Fiscal Eletrônico – CF-e-SAT regulamentado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ.

nota

Após intenso e rico debate que apresentou importantes visões dos entes que o integram, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou a proposta. Agora, será possível que o CF-e-SAT possua uma versão eletrônica assinada digitalmente com certificado digital ICP-Brasil e transmitida automaticamente para as fazendas estaduais. Para o secretário-executivo do Comitê e diretor-presidente do ITI, Renato Martini, a ICP-Brasil aproveita excelente oportunidade de inserir-se como solução de mercado da tecnologia da informação no país.

“Já disse em outras oportunidades que a certificação digital ICP-Brasil não é um fim em si. Antes, deve servir aos mais diversos anseios. Nosso enfoque atual é o de que a ICP-Brasil venha a considerar a possibilidade de prover produtos adequados às necessidades de mercado, devidamente customizados para aplicações especificas. Assim fizemos com o passaporte eletrônico do Brasil, e assim pretendemos fazer com essas aplicações que são de total interesse da sociedade brasileira.”, declarou Martini.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, falou sobre a proposta aprovada pelo Comitê Gestor. Segundo Coelho, um número enorme de equipamentos fiscais que funcionam no comércio e que emitem milhões de cupons diariamente têm agora uma política específica para cupons fiscais eletrônicos aplicável a qualquer esfera de governo.

“Temos um produto disponível para atender às necessidades específicas do fisco estadual, com logística e processo de requisição simplificados. Esse certificado trará informações específicas e associadas às características do equipamento, como o número de série, por exemplo, além restrições, como a impossibilidade de ser utilizado para outras atividades e aplicações”, detalhou.

As Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil poderão pedir credenciamento para esta política nova. Será necessária a geração de novo certificado de AC com OIDS e políticas de certificados atualizadas. Na opinião do diretor, a criação deste certificado específico prefigura um cenário de constantes inovações possíveis, algo bastante desejado pelo mercado de TI.

“Trata-se da primeira experiência para algo que pretendemos em um futuro próximo que é estudar e propor ao Comitê Gestor a questão do certificado ICP-Brasil no mobile, internet das coisas (IOT) e de máquina para máquina (M2M), por exemplo”, finalizou.

Na oportunidade, o CG ICP-Brasil encaminhou 17 ítens para serem apreciados por sua na Comissão Técnica Executiva – COTEC, o que deve gerar uma agenda de trabalho para todo o ano de 2016.

COTEC se reúne no próximo dia 24, em Brasília

No próximo dia 24, o ITI receberá em sua sede, em Brasília-DF, reunião da Comissão Técnica Executiva – COTEC. Na pauta, as propostas de ajuste na redação que trata do prazo para revogação de certificado de AC de 1º nível pela AC Raiz, a regulamentação de prazo diferenciado para LCRs de certificados da AC Raiz revogados, a retirada do campo AIA da LCR e, por último, o fim do 3º repositório de Lista de Certificados Revogados – LCR na AC-Raiz.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

OAB propõe alterações em lei para tornar PJe mais seguro e estável

A OAB Nacional irá propor ao Congresso Nacional a alteração da lei que regulamenta o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico. Em decisão tomada pelo Conselho Pleno da entidade, a Ordem avalia que o regramento tem de ser mais fiel ao novo tempo do PJe e dos recentes diálogos entre a advocacia e o Conselho Nacional de Justiça.

O extenso e aprofundado trabalho foi apresentado pelo ex-presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação, Luiz Cláudio Allemand, após amplo estudo realizado pelos membros do colegiado. O documento apresenta diversas propostas de alteração de redação, inclusão de artigos e revogação de trechos da lei nº 11.419/2006.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, as propostas têm como objetivo tornar vivo e eficaz o mandato constitucional que assegura a todos o acesso ao Poder Judiciário.

“Sendo o advogado indispensável à administração da Justiça, a entidade tem legitimidade para a presente propositura, buscando sempre garantir o amplo direito à defesa e do contraditório, que não podem ser prejudicados por problemas na informatização dos processos”, diz.

“Informatização e processo judicial, binômio através do qual o Judiciário recebe os pleitos de toda a sociedade para ver reconhecidos direitos que entendam violados ou ignorados, por terceiros ou pelo Estado”, justificou o relator da matéria, conselheiro federal Aldemar de Miranda Motta Júnior, sobre a importância de a OAB se debruçar mais uma vez sobre o tema.

Todas as propostas de alteração feitas pela OAB levam em conta a melhoria da experiência de utilização do PJe, entre elas diminuir a instabilidade dos sistemas, garantindo às partes que a indisponibilidade do serviço não prejudique o trabalho dos membros do Judiciário, inclusive a advocacia. Os sistemas também devem atender a requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Também prevê que a utilização do PJe não seja imposta, mas facultada e estimulada. Já no art. 1º, a OAB propõe a alteração da redação para deixar claro que a utilização do peticionamento eletrônico não seja obrigatória quando o sistema estiver indisponível, ocorrer falta de energia, de internet ou qualquer outra eventualidade.

Requer, ainda, que todos os sistemas utilizem protocolo unificado, assim como estabelece regras mais claras sobre questões de horário, certificação digital e intimações por diários eletrônicos.

Neste último aspecto, a OAB requer a revogação integral do art. 5º da lei. É este o maior causador de perda de prazos para os advogados, pois permite que o Poder Judiciário os intime através de um painel no próprio sistema, obrigando o usuário abrir diariamente o sistema para fazer a verificação, em cada um dos múltiplos tribunais onde atue e até mesmo múltiplos painéis num mesmo tribunal.

A Ordem também relata falhas no sistema, que faz a contagem de prazos equivocados, bem como informa incorretamente a intimação ou informa que ela não existe, quando, na verdade, o usuário interno disparou intimação para determinado processo.

A solução, para a entidade, é que as intimações sejam feitas exclusivamente através do Diário Oficial Eletrônico. Com os painéis, justifica, “restou por enclausurar a publicidade: sentenças que antes eram objeto de publicação em Diário Oficial (físico ou eletrônico) passaram a ser cientificadas somente às partes do processo”.

Para a Ordem, o PJe deve adotar padrões de interoperabilidade que permitam a sua consulta através de webservice e filtros por usuários externos, a serem desenvolvidos pelo Ministério da Justiça ou CNJ e disponibilizado de forma ampla.

A OAB prevê ainda a questão da preservação dos documentos físicos juntamente com suas partes digitais. A Ordem também quer que os tribunais disponibilizem pessoal e equipamento para a digitalização de arquivos e peças.

Para a OAB, os códigos de sistema para peticionamento eletrônico devem ser preferencialmente abertos, e a entidade deve ter acesso semestralmente a eles. Esta prerrogativa é baseada no Marco Civil da Internet, que a partir de 2014 regrou a atuação do Poder Público nos quesitos transparência, governança, interoperabilidade, acessibilidade e usabilidade. O acompanhamento da Ordem é essencial para que o uso da inteligência artificial e da automação dos atos processuais não saia do controle.

Para ler todas as alterações propostas pela OAB à Lei de n.º 11.419/2006, que disciplina a informatização do processo judicial no Brasil, e as justificativas, clique aqui e tenha acesso ao texto completo aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da Ordem.

 Fonte: Âmbito Jurídico

Decore com certificação ICP-Brasil

Contador passa a contar com a segurança dos certificados ICP-Brasil na assinatura da Decore

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore teve suas regras alteradas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC. De acordo com a Resolução 1.492/2015, a partir de 1° de janeiro de 2016, a Decore deverá ser assinada com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Com a mudança, as declarações passarão a constar no banco de dados dos Conselhos Regionais de Contabilidade, aumentando consideravelmente a disponibilidade das informações para conferências. Assim, os conselhos regionais poderão realizar verificações, identificar possíveis inconsistências e encaminhar aos seus respectivos setores de fiscalização os resultados das diligências.

Além disso, o texto cria a possibilidade do envio da Decore à Secretaria da Receita Federal do Brasil. A emissão da declaração de rendimentos deverá ser realizada por meio de sistema de envio de arquivos, quando o contador deverá encaminhar toda a documentação que serviu de base para as informações constantes na Decore.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Conselho se manifesta sobre sindicância feita no Detran

CRDD-BA há um ano desenvolveu, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, um projeto com rigorosos requisitos de segurança como biometria de dedo vivo e a certificação digital

O Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDD-BA) aguarda comunicado oficial do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia sobre a decisão de afastar das funções profissionais que atuam na área de licenciamento.

Diante da gravidade dos fatos mostrados na matéria “Após sindicância, Detran cancela 1.850 licenciamentos falsificados” publicada no Portal A TARDE na segunda-feira, 9, e na página A5 do Jornal A TARDE, nesta terça, 10, a entidade diz em nota que “se faz necessário o acompanhamento de toda a apuração administrativa ofertando aos acusados o seu direito inalienável da ampla defesa e que ao final se faça a melhor justiça”.

Na nota, a entidade admite a possibilidade de tomar “as devidas providências junto ao Conselho de Ética, sem prejuízos da competente ação penal, se cabível for. Até mesmo porque a afirmação de falsificação dos documentos é questionável, uma vez que há uma forte suspeita e indícios de que os documentos são originais, produzidos e emitidos pelo sistema do Detran-BA”.

O CRDD-BA informa ainda que “mostra a necessidade imperativa do Detran-BA em avançar na implantação dos mecanismos de controle que possibilite maior segurança aos processos de registro e licenciamento de veículos realizados em suas unidades”.

A nota ainda ressalta que o “CRDD-BA há um ano desenvolveu, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do DETRAN-BA, um projeto de impressão remota do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que, uma vez impressos nos escritórios e instituições homologadas dos despachantes, contam com rigorosos requisitos de segurança e tecnologia da informação, tais como biometria de dedo vivo e a certificação digital, que permitem a rastreabilidade e garantem a transparência nos processos, inibindo todo tipo de ação fraudulenta na emissão destes documentos. Assim sendo, os documentos apontados como produto de falsificação não foram emitidos por este novo sistema”.

Por fim, a nota diz que “o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia assegura a aplicação de todos os mecanismos necessários, respeitando o princípio da legalidade, quanto à apuração do lamentável fato noticiado”.

Fonte: A Tarde – BA

CDL de Florianópolis reelege diretoriaO ano de 2016 será de muito trabalho, a prioridade da diretoria será a “implementação da Certificação Digital”

O ano de 2016 será de muito trabalho, a prioridade da diretoria será a “implementação da Certificação Digital”

A CDL de Florianópolis reelegeu na última terça-feira, 10, a diretoria que estará à frente da entidade em 2016. Primeira e maior CDL de Santa Catarina, com mais de 4,7 mil associados, reconduziu o empresário Marco dos Santos (Ótica Montreal) à presidência, com Lidomar Bison (JBay) na vice-presidência.

Para o presidente, este primeiro ano de gestão, mesmo diante da atual conjuntura política e econômica que o país enfrenta, a CDL de Florianópolis se manteve otimista, trabalhando incansavelmente em prol do associativismo da Capital. “De janeiro até agora, a entidade avançou significativamente em questões essenciais à sociedade, fechando o ano com excelentes resultados” analisou Marco dos Santos.

A CDL possui dez Núcleos entre Regionais e Setoriais que discutem e programam ações primordiais à cidade. O Núcleo do Centro Histórico levantou a bandeira da revitalização dos espaços públicos no Centro da Capital. Além disso, outros núcleos apoiam a iniciativa e realizam eventos nestes espaços para incentivar ainda mais a circulação e a convivência das pessoas na região central, complementou o presidente.

O ano de 2016 será de muito trabalho, a prioridade da diretoria será a “implementação da Certificação Digital”, que além de ser uma exigência da Receita Federal, é essencial para garantir a autenticidade e segurança às informações prestadas nas operações realizadas pela internet, concluiu Marco dos Santos.

Diretoria – Gestão 2016

Marco Aurélio dos Santos – Presidente

Lidomar Antônio Bison – Vice-Presidente

Sergio Luiz da Silva – Diretor Secretário

Ernesto Caponi – Diretor Financeiro

Osmar Silveira – Diretor de SPC e Serviços

Giovanni Kazuo Ugochi Fedrizzi – Diretor de Relações Públicas e Eventos

Sionésio Correa de Souza – Diretor de Patrimônio

Ricardo Campos – Diretor de Assuntos Públicos e Políticos

Célio Philippi Salles – Diretor de Assuntos Econômicos

José da Costa Baracuhy Neto – Diretor de Desenvolvimento

Eduardo Keil Koerich – Diretor de Marketing

Itamar José da Silva – Diretor Institucional

Fonte: Economia SC

Hospitais aderem a processos totalmente digitais com uso do certificado ICP-Brasil

O Hospital Regional de Cotia – HRC e Hospital Geral de Itapecerica da Serra – HGIS, administrados pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – SECONCI-SP, aderiram a processos totalmente digitais. A iniciativa foi possível por meio da integração da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil ao Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP.

Com a novidade, 250 profissionais de saúde, de cada unidade hospitalar, passaram a assinar receituários, atestados, internações, entre outros processos, com certificado digital ICP-Brasil. De acordo com Luiz Sergio Almeida da Silva, gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP, a integração entre a Certificação Digital e o PEP permitiu a migração de processos físicos para o meio eletrônico, concedendo a ambos os hospitais muitos benefícios.

“O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel”, afirmou o gerente.

PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Câmara aprova assinatura digital para projetos de iniciativa popular

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2024/11, do deputado Felipe Maia (DEM-RN), que permite que os projetos de lei de iniciativa popular sejam total ou parcialmente subscritos por meio de assinatura digital, devidamente certificada. Atualmente, as assinaturas precisam ser recolhidas em folha de papel.

O texto seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado antes pelo Plenário da Câmara. A proposta altera a Lei 9.709/98, que regulamenta instrumentos como o plebiscito, o referendo e as proposições de iniciativa popular.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Alessandro Molon (REDE - RJ)
Alessandro Molon: mudança facilitará a participação social no processo legislativo

Os critérios para que um projeto de iniciativa popular seja apresentado à Câmara não foram modificados: ele precisa ser subscrito por 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos 0,3% dos eleitores de cada um deles. A única diferença é que essas assinaturas, conforme o texto aprovado, poderão ser colhidas eletrônicamente.

O relator da matéria na CCJ, deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), destacou que a utilização da internet vai propiciar maior participação social no processo legislativo. “De fato, é necessária uma revisão do procedimento adotado, a fim de facilitar a representatividade dos eleitores. A assinatura digital devidamente certificada é um desses caminhos”, afirmou.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcelo Oliveira

ITI recebe comitiva estrangeira para debates sobre o setor de certificação digital na América Latina

Teve início na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, uma série de encontros que vão até a próxima sexta-feira, 6, entre representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, da Smart Card Alliance Latino America – SCALA e das Infraestruturas de Chaves Públicas da Costa Rica e do Peru. Os encontros, realizados na sede do ITI, em Brasília, têm por objetivo proporcionar debates sobre o cenário da certificação digital na região para aprimoramento no setor e possíveis parcerias internacionais.

Na reunião de hoje, o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, destacou a importância da aproximação entre os países da América Latina para o desenvolvimento de parcerias em diversos setores como a possibilitação do comércio exterior de forma digital. “Já possuímos relações com alguns países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai, e também temos uma experiência muito positiva com Cabo Verde, país africano. Todas essas experiências destacam uma característica natural do ITI, que é a abertura para colaboração com foco no desenvolvimento do setor de certificação digital”, destacou Martini.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, e o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto, Pedro Paulo Lemos, destacaram a importância dos encontros para o desenvolvimento da interoperabilidade dos sistemas de certificação digital. “É importante que trabalhemos no desenvolvimento de padrões de interoperabilidade, para isso, esses encontros são importantes, pois neles conhecemos o que cada país vem desenvolvendo e podemos trocar experiências”, disse Coelho.

Até sexta-feira, a comitiva estrangeira terá oportunidade de conhecer e visitar algumas das instalações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Além disso, serão debatidos assuntos jurídicos, normativos e de segurança da informação para a aproximação entre os países e desenvolvimento de possíveis parcerias.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação