Presidente da Confederação das Associações Comerciais visita a sede da AARB 

No último dia 31 o presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, George Teixeira Pinheiro, visitou a sede da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, em São Paulo, para discutir a participação das Associações Comerciais no processo de validação e verificação dos certificados digitais ICP-Brasil através da rede AC CACB. Ele esteve acompanhado do superintendente da Confederação, Luiz Antônio Bortolin.

A CACB possui uma base de mais de 2.300 entidades associadas, representadas por mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.

A partir da esq., Nivaldo Cleto, George Teixeira Pinheiro e Luiz Antônio Bortolin

A partir da esq., Nivaldo Cleto, George Teixeira Pinheiro e Luiz Antônio Bortolin

O presidente da AARB, Nivaldo Cleto, destacou que há uma tendência nas juntas comerciais do Brasil na desmaterialização nos processos de assinaturas dos atos societários, sendo que em breve cada empreendedor, obrigatoriamente deverá possuir um Certificado Digital Pessoa Física. “As associações comerciais serão um dos mais importantes canais de divulgação desse processo de registro empresarial, além da relação de negócios entre clientes e fornecedores, com os contratos assinados em portais de assinaturas”, lembrou Cleto.

AARB e CryptoID promovem preços diferenciados para curso de certificação digital

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Dia 20 de junho de 2016 será ministrado na cidade de São Paulo o curso ID Plus| Certificação Digital realizado pelo Portal de Conteúdo CryptoID – especializado em Criptografia e identificação digital www.cryptoid.com.br.

A promoção estabelece 8 vagas no valor promocional de R$ 380,00 ( trezentos e oitenta reais) a inscrição para os associados da AARB.

“Nesse universo de Certificação Digital a cada ano surgem novos componentes, aplicações e achamos que nossos associados devem, sempre que possível, se manter atualizados comparecendo a eventos, palestras e cursos como esses”, diz Nivaldo Cleto, diretor presidente da AARB.

“O certificado digital tem funcionalidades que vão muito além das obrigatoriedades junto a Receita federal como agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico e só visualizamos esse horizonte se nos distanciamos do dia a dia e paramos para relembrar os conceitos fundamentais  e falar sobre as novas funcionalidades desta tecnologia”,  declara Susana Taboa, co-fundadora do CryptoID.

Será uma oportunidade para que nossos filiados conheçam a fundo o que é o carimbo do tempo, certificado de atributos, certificados ICP-Brasil utilizados em mobile e discutir outras questões técnicas”, complementa Cleto. 

A promoção é válida para Gestores de Autoridades de Registro e seus funcionários filiados a AARB.

  • Serão aceitos apenas um representante de cada Autoridade de Registro no valor promocional,
  • O pagamento deverá ser efetuado até dia 10 de junho.
  • Em caso de desistência, a inscrição pagante poderá ser transferida. 

O valor do curso para os não participantes da promoção é R$ 1.280,00 (hum mil e duzentos e oitenta reais) e para as Autoridade de Registro o valor é de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais).

Para os que se interessarem façam logo suas inscrições pois as vagas são limitadas.

Para participar enviem e-mail para a AARB por meio do e-mail aarb@aarb.org.br – Assunto:Inscrição promo AR e inscreva-se no site do CryptoID

As inscrições serão priorizadas pela ordem de chegada do e-mail direcionado a AARB. 

Instrutor do Curso ID Plus Certificação Digital

O Curso será ministrado por Sergio Leal, um profissional que trabalha com criptografia e certificação digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas líderes em seu segmento como Módulo e Certisign. Em 2000 ele participou da elaboração do primeiro programa de cursos de Certificação Digital do Brasil, portanto, há 16 anos ministra aulas sobre o tema em importantes organizações públicas e privadas. Hoje, Sérgio Leal integra a equipe de pesquisadores da da RNP – Rede Nacional de Pesquisas.

Conteúdo do Curso ID Plus Certificação Digital

1) Motivação para o uso da certificação digital

2) Criptografia • Histórico • Criptografia Simétrica e de Chave Pública e hibrida • Algoritmos de hash • Assinatura Digital

3) Certificação Digital • O que é campo e extensões • Validação de um certificado digital • Conceitos de ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) • Mecanismos de revogação (LCR e OCSP) • Rollover de certificados

4) ICP-Brasil • Validade Jurídica e MP2200/2 • Destaques da legislação • Comparando com outras ICP • Como são formadas: AC (Autoridade Certificadora) Raiz, Outras AC (Autoridades Certificadoras), AR (Autoridades de Registro) em outros países. • Problemas já acontecidos

5) Certificado de Atributo. • O que é? • Objetivos • Formatos e vinculação com um CD de chave pública 6) Assinatura Digital • Como funciona • Formatos: CMS (Cryptographic Message Syntax), XMLDSig (XML Digital Signature), PDF Assinados

7) Carimbo de Tempo • Objetivos • Como funciona • Porque é importante • Dentro da ICP-Brasil

8) Certificação Digital em dispositivos moveis • Como funciona • Opções • Armazenamento • Riscos

9) Aplicações • Software Livre

Confira o site aqui.

Outras informações

Carga Horária | 8 horas – Das 9h às 18h

Pré-requisitos | não há

Data | 20 de junho de 2016

Local de realização | Rua Teixeira da Silva, 217 – Térreo – Paraíso – São Paulo – SP – 04002-030 

Veja detalhes sobre o treinamento neste link https://cryptoid.com.br/id-plus/certificacao-digital/

Nova sede do IFen é inaugurada em Brasília

O IFen agrega o trabalho de certificação digital e de educação corporativa

O Instituto Fenacon (IFen) inaugurou sua nova sede, na última quinta-feira (19), em Brasília. Com 670 metros quadrados e 121 funcionários, o IFen, que reúne a Fenacon CD e a UniFenacon, agrega o trabalho de certificação digital e de educação corporativa.

De acordo com o presidente do Sistema Fenacon Sescap/Sescon, Mário Elmir Berti, o novo local para atuação do Instituto abre novas oportunidades de mercado. “É uma grande conquista para a classe contábil brasileira. Afinal, não se trata apenas de paredes ou arquitetura, mas de pessoas que trabalham com dedicação para construir um país digital, sustentável e para garantir capacitação dos nossos profissionais”, destacou.

O presidente do IFen, Valdir Pietrobon, ressaltou o respeito e o espaço que a Federação conquistou no país. “Em 2006 começamos este trabalho de emissão de certificados. No  ano seguinte, implantamos a universidade corporativa Fenacon. E temos atuado com empenho desde então para ganhar maior representatividade no cenário nacional. Por isso, agradeço a todos os colaboradores que tanto se empenham para construir esta história”, disse.

Fenacon

Empresas vão investir mais de US$ 900 bilhões em digitalização

As empresas brasileiras ainda são pouco digitalizadas. Apenas 9%, segundo o Relatório Indústria 4.0: a Digitalização como Vantagem Competitiva, realizado pela PwC, tem um alto grau de integração de cadeias de valor de produtos ou serviços em tempo real por meio de plataformas digitais. Sem falar na baixa adoção de ferramentas como cloud computing, mobilidade, Big Data e redes sociais.
Mas esse cenário deve mudar, e a projeção é que, até 2020, chegue a 72%. “Os CEOs estão cada vez mais conscientes de que essas tecnologias serão impulsionadoras de uma grande mudança dos seus negócios”, comenta o diretor da PwC Brasil, Norberto Tomasini.
Essa percepção maior dos gestores deve levar a medidas para alavancar a adoção dessas novas soluções no Brasil. Pelo menos é o que aponta o estudo. Nos próximos cinco anos, 21% dos players nacionais preveem investir pelo menos 6% das receitas em digitalização. No mundo, 43% das companhias planejam ter esse nível de investimento. Juntas, as corporações que participaram desse estudo global – 2 mil respondentes de 26 países – devem investir US$ 907 bilhões por ano em digitalização até 2020.
Os números mostram que o nível de investimento nessa área pelos players brasileiros ainda é muito baixo em relação à média global, porém, pelo menos em otimismo, as empresas brasileiras estão à frente. Entre os entrevistados, 63% esperam retorno em dois anos; enquanto que globalmente são 55%. Quase 70% das operações locais esperam ter ganhos de eficiência acima de 10%; 64% esperam ter redução de custos na casa dos dois dígitos; e 57% delas, aumento de receita na mesma grandeza.
Tomasini observa que a digitalização no mundo encontra-se em diferentes fases. Os Estados Unidos, de fato, lideram esse movimento. Já entre os segmentos econômicos, o varejo é um dos mais avançados, já que tem adotado com mais agilidade essas novas tecnologias para fidelizar os clientes, aumentar as vendas e reduzir custos. O setor leva vantagem por estar mais próximo dos usuários finais e, dessa forma, conseguir gerenciar essas ações e seus retornos mais de perto. Mas isso não é regra. “Todas as indústrias poderão se beneficiar da digitalização. Na Austrália, por exemplo, o nosso Experience Center local criou uma mina do futuro, que não precisa de pessoas para funcionar”, exemplifica.
Atenta a todas essas transformações, a PwC vem investindo pesado nesse segmento. Há quatro anos, criou a PwC Digital, que faturou cerca de US$ 1 bilhão em 2015 só com marketing digital. Para turbinar essa área, investiu em 11 aquisições de operações que pudessem encorpar o seu portfólio de serviços. Entre os clientes da PwC Digital hoje estão o Google e a Lego.
Para reforçar essa atuação no Brasil, a empresa inaugura, em São Paulo, o primeiro Experience Center da América Latina, e o sétimo do mundo. “Queremos mostrar a nossa jornada nessa área de digitalização para os clientes”, conta Tomasini.

Patricia Knebel / Jornal do Comércio-RS

24/05

Seminário discutirá a Certificação Digital

Evento, que será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo, abordará assinatura eletrônica 

O IV Seminário Nacional de Certificação Digital, evento que apresentará os usos e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo, paralelamente à 21ª edição da feira Cards Payment & Identification 2016, maior feira de tecnologia para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação e certificação na América Latina. O evento, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), contará com a participação de palestrantes dos mais diversos setores, que irão apresentar soluções que fazem uso do certificado ICP-Brasil e os benefícios alcançados com a utili zação da ferramenta. Já confirmaram presença neste debate a Imprensa Oficial e o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, o Seconci-SP, entidade filantrópica responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), dos Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP). As instituições falarão, respectivamente, sobre os seguintes temas: “Benefícios do Prontuário Eletrônico do Paciente” e “Deixar de imprimir, assinar, carimbar e arquivar tornou- -se uma realidade”. Para o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, o evento está consolidado e faz parte da agenda dos que têm interesse no setor de certificação digital. “O seminário já é aguardado pelo mercado de certificação digital, indústria, usuários e desenvolvedores. Todos querem participar para conhecer mais sobre as melhores práticas no setor”, destaca Martini. Segundo Luis Veiga, diretor da Cards, esse debate será importante para abordar atualizações de segurança e de que forma a ICP-Brasil, que recentemente passou a fazer parte da lista de confiança Adobe Approved Trust List (AATL), contribuirá para que milhões de usuários criem assinaturas digitais confiáveis. Como exemplo, o judiciário brasileiro – por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) – tramita, sozinho, mais de 5 milhões de ações que necessitam de validação de assinaturas digitais. “A incorporação das raízes da ICP-Brasil nos softwares da Adobe traz mais comodidade para os usuários da certificação digital. O PDF é um formato extremamente popular, por isso facilitar a verificação das assinaturas digitais nesse tipo de arquivo é um grande avanço para popularização da ICP-Brasil. Tornar o uso das assinaturas digitais mais simples é um dos grandes objetivos do ITI e a cooperação com a Adobe é um importante passo nesse caminho”, explica o diretor- presidente do ITI. O V Seminário de Certificação Digital integrará a programação da 21ª Cards Payment & Identification, promovida pela Informa Exhibitions, que este ano está cheia de novidades, como a mudança de local – Expo Center Norte – Pavilhão Azul.

Jornal do Comércio-RS

25/05

Atos da administração pública podem ser assinados com certificados digitais emitidos fora da cadeia ICP-Brasil?

Recentemente, o governo do estado do Mato Grosso do Sul adotou a assinatura produzida por certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado, os atos de competência do chefe do executivo deverão admitir a assinatura digital baseada em certificado digital, que atenderá aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica, em consonância com as normas da ICP-Brasil.

Com base neste exemplo, reproduzimos trecho do Manual de Perguntas e Respostas Jurídicas – ICP-Brasil para tratar da questão que intitula este texto: atos da administração pública podem ser assinados com certificados digitais emitidos fora da cadeia ICP-Brasil?

A resposta é negativa. Apenas o certificado da ICP-Brasil, e nenhum outro, gera a certeza da validade jurídica do documento eletrônico, pois se sabe, com garantia legal (MP 2.200-2/01, art. 1o), quem assinou (autenticidade) e que o documento não sofreu qualquer modificação entre o emissor e seu destinatário (integridade).

Assim, à Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal apenas é permitida a utilização do certificado ICP-Brasil, e nenhum outro, ainda que seja apenas para o âmbito interno de utilização, pois somente essa infraestrutura confere a segurança jurídica necessária ao desempenho das relevantes funções públicas exercidas. Portanto, conclui-se respondendo que pelos princípios constitucionais da legalidade (CF/88, art. 37) e segurança jurídica (CF/88 art. 5o, caput), apenas o certificado digital ICP-Brasil pode ser utilizado para as finalidades desejadas pela Administração Pública.

ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Recife sedia I Workshop sobre Certificado Digital para Descarte de Documentos Físicos

O I Workshop sobre Certificado Digital para Descarte de Documentos Físicos, traz o tema: Certificação digital para descarte de documentos físicos

Uma das maiores dúvidas na hora de descartar documentos é onde deixá-los, para evitar o risco de fraudes ou uso indevido de informações. Para isso, I Workshop sobre Certificado Digital para Descarte de Documentos Físicos, traz o tema “Certificação digital para descarte de documentos físicos”. O evento será realizado no Recife, no próximo dia (1º), no auditório da Superintendência do Ministério da Fazenda em Pernambuco (SAMF/PE), no bairro do Recife.

No encontro, os participantes terão acesso a novos conteúdos sobre as novas tecnologias de Certificação digital e Carimbo Eletrônico de Temporalidade com fins de descarte de documentos físicos e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. No Workshop também serão apresentadas novas técnicas e tecnologias para facilitar o acesso e a preservação de acervos, e garantir os registros de autenticidade dos conteúdos informacionais.

As inscrições poderão ser feitas no aqui e mais informações poderão ser obtidas com a HoodID Registros On Line, pelo telefone (81) 3224-5116 e pelo e-mail contato@hoodid.com.

Publicado em 25/05/2016 – NE10

 

TRE-PB lança oficialmente a Implantação do Processo Judicial Eletrônico

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz, fará o lançamento oficial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), às 16h, da próxima segunda-feira.

O evento acontecerá na sala de sessões do TRE-PB, em cerimônia própria com a presença dos juiz membros da Corte Eleitoral, o presidente do Comitê Gestor do PJe, juiz Ricardo da Costa Freitas, desembargadores de outros Regionais, servidores e demais convidados.

Com o Pje, advogados vão peticionar pela internet, inicialmente, nas classes processuais Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Injunção, Ação Cautelar e Mandado de Segurança.

Nesta quarta-feira (25), o comitê Gestor do Pje, presidido pelo juiz Ricardo da Costa Freitas, e composto pelos membros Perilo Rodrigues de Lucena, juiz Eleitoral; João Bernardo da Silva, procurador da Regional Eleitoral; José Jurandy Queiroga Urtigaum, representante da OAB-PB; Cássio Yuri Diniz Andrade, representante da Defensoria Pública da União; Roberto de Albuquerque César, representante da Corregedoria Regional Eleitoral; Fábio de Siqueira Miranda, diretor-geral do TRE-PB; George Bezerra Cavalcanti Leite, secretário de Tecnologia da Informação; e Diana Souto Maior Porto, secretária Judiciária; expôs suas atribuições relativas ao sistema de processo eletrônico judicial, com apresentação da Resolução e Portaria que o instituiu, e a apresentação, propriamente dita do sistema PJe.

A mudança deve gerar uma economia significativa com papel e impressão, uma vez que os atos processuais serão virtuais.

Antes o advogado fazia a juntada de documentos e os protocolava, e em seguida passavam a tramitar nos gabinetes dos juízes-membros e Secretaria Judiciária, o que demandava mais tempo, além do manuseio de processos físicos, garantindo ainda mais segurança aos trâmites processuais, uma vez que para ter acesso irrestrito se faz necessária a certificação digital, fazendo valer as prioridades legais e assegurando mais acessibilidade.

FONTE: Da Redação com TRE-PB

25/05

CNJ apresenta nova versão do PJe mais leve e fácil de usar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a testar nesta sexta-feira (27/5) a versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais, com novidades que prometem facilitar o uso da ferramenta. Mudanças de forma, conteúdo e de ordem tecnológica foram realizadas para tornar o PJe mais simples de operar, permitindo acesso mais rápido aos processos eletrônicos. Inicialmente, a nova versão estará disponível apenas a usuários de processos que tramitam no CNJ. No final de junho, a ferramenta deverá estar disponível para testes nos tribunais de todo o país.

Ao acessar o novo PJe, a primeira mudança que o usuário vai notar é que realizará muito menos cliques em relação à versão do PJe utilizada atualmente. Segundo o gestor de projetos de informática do CNJ, juiz Bráulio Gusmão, a nova visualização dos documentos digitais do processo no PJe 2.0 diminuirá o tempo necessário à movimentação e gestão dos processos.

“Antes, o software exigia do usuário uma série de cliques e acessos para se chegar ao documento que lhe interessava. O PJe 2.0 oferece uma nova visualização, que permitirá acessar os autos de um processo com muito mais rapidez. Não haverá mais aquelas janelas (pop-ups) de antigamente. Além disso, o sistema tornou-se mais intuitivo”, afirmou o magistrado, que também é juiz auxiliar da Presidência do CNJ.

Outra alteração que agilizará o uso da ferramenta diz respeito à forma do sistema, que se tornou mais “agradável” aos olhos de quem o acessa. “Com uma interface mais limpa graficamente, o sistema ficou mais leve e ‘amigável’ ao usuário. A nova versão guarda semelhança com as tecnologias atuais; muitas delas serviram de inspiração para as mudanças que realizamos”, afirmou o juiz.

Plug-in próprio – A terceira grande mudança é tecnológica. Como o plug-in Java está deixando de ser compatível com os navegadores – o Google Chrome parou de executá-lo desde o ano passado –, o CNJ desenvolveu uma solução própria para permitir o acesso ao PJe via certificação digital, uma exigência do campo da segurança da informação.

“Tivemos inúmeros problemas com o plug-in, que travava o acesso ao sistema toda vez que sofria alguma atualização, o que acontecia a cada três meses, normalmente. Com essa nova solução que desenvolvemos, o PJe 2.0 será compatível com todos os navegadores”, afirmou Marcelo de Campos, da equipe técnica do PJe.

Cronograma – O novo sistema será disponibilizado primeiramente para acessar processos do CNJ, na sexta-feira (27). Na semana seguinte, nos dias 2 e 3 de junho, será realizado treinamento para capacitar usuários do Conselho, conselheiros e equipes dos gabinetes. A ideia é que esteja acessível para advogados que atuam no CNJ a partir de 6 de junho. No fim de junho, o sistema será submetido a teste nos tribunais. “Ao longo do mês, os tribunais farão uma varredura no PJe 2.0, apontando os ajustes necessários e naturais a qualquer sistema”, disse o juiz Bráulio Gusmão.

Virtualização – Segundo as estatísticas mais recentes, o total de demandas judiciais em tramitação se aproximava da casa dos 100 milhões em 2014. Naquele ano, praticamente uma em cada duas ações judiciais (45%) foi apresentada à Justiça em algum tipo de formato eletrônico. Em termos absolutos, 11,8 milhões de processos começaram a tramitar eletronicamente, o que dispensou o uso de papel, além das despesas com transporte e armazenamento de processos físicos.

Agência CNJ de Notícias

 

Com a queda das exportações no PIM, representantes do setor realizam treinamentos para recuperar mercado

Com queda nas exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM), de 12,59%, nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2015, representantes do setor buscam saídas para recuperar as vendas para o mercado internacional. Como primeiro passo para recuperar a competitividade, o Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), promove no próximo dia 1° de junho um treinamento gratuito sobre a importância e vantagens do certificado de origem.

Enquanto no primeiro quadrimestre de 2015 a indústria amazonense exportou US$ 217,1 milhões, no mesmo período de 2016 o volume recuou para US$ 189,7 milhões. O resultado sofreu influência principalmente da queda das exportações para Venezuela, que no ano passado comprou do PIM US$ 49,8 milhões e neste ano o volume caiu para US$ 43,7 milhões, o equivalente a menos 12,21%.

Outra grande queda nas exportações ocorreu na relação com os Estados Unidos da América (EUA), para onde foram exportados, nos primeiros quatro meses do ano passado, um volume de US$ 13,5 milhões e no mesmo período deste ano alcançou apenas US$ 7,4, o equivalente a uma queda de 45,48%.

O certificado de origem é um documento que concede aos exportadores, segurança e credibilidade de seus produtos em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Já os importadores desses produtos poderão ter reduções ou isenções de impostos nas alíquotas tributárias e com isso um preço mais competitivo.

A instrutora do curso será Camilla Mafissoni, graduada em administração com ênfase em comércio exterior, com experiência na área internacional desde 2005. Camilla possui conhecimento da legislação do comércio exterior, que abrange as áreas de câmbio, regulamento aduaneiro, classificação tributária, documentação, coordenação de logística ‘doo to door’.

Também serão ministradas informações sobre a composição e análise de custos na importação e exportação, faturamento e prestação de contas. Ela também foi tutora no curso Técnico de Classificação tributária, específico para Auditores Fiscais da Receita Federal e desde o final de 2014, compõe o quadro de colaboradores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), atuando diretamente com Certificação de Origem Digital(COD).

Para o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, sensibilizar sobre a importância da certificação de origem é garantir segurança e chances de sucesso no mercado internacional. “É importante continuarmos massificando os benefícios e vantagens que os empresários passam a ter quando decidem aderir ao certificado de origem. Ele traz competitividade de preços, segurança do produto comercializado, atesta oficialmente o país de origem da mercadoria exportada, e isso significa sem dúvidas, ampliação do acesso ao mercado, bem como maior faturamento”, explicou o gerente.

Cursos para usuários do COD Brasil

O treinamento ocorre no dia 1° de junho das 14h às 18h e será realizado no Auditório Ernane Leão de Freitas, na sede da Fieam, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, n° 1919, Centro. O público alvo do curso são usuários do sistema COD Brasil, empresas exportadoras, fabricantes e despachantes.

Serão abordados especificamente os temas como o conceito do certificado de origem, vantagens na emissão, países que o Brasil tem acordo, documentos exigidos, incoterms, regras de origem, propósitos e resultados, operações insuficientes, insumos PTC (Mercosul) e passo a passo para utilização do sistema COD Brasil.

Segundo Marcelo Lima, sensibilizar os empresários sobre a importância do certificado, sobre os avanços da assinatura digital e acordos que o Brasil faz parte, é o que a entidade tem buscado desde a implantação do COD no Amazonas. “Obter conhecimento é o melhor caminho para o sucesso por isso, convocamos que os empresários amazonenses participem desse treinamento”, frisou o diretor.

Por Emerson Quaresma e assessoria

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