Mais de 800 mil trabalhadores foram cadastrados no NIS por meio do canal Conectividade Social, sistema lançado em agosto de 2015.
O cadastramento do Número de Identificação Social (NIS) diretamente pelo canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social (CNS) tem trazido economia e praticidade para as empresas, que antes precisavam ir até uma agência da CAIXA para efetivar o cadastro. Hoje, em uma plataforma única, é possível obter o número do NIS online, registrando um trabalhador por vez ou vários deles em lote.
Mais de 813 mil registros já foram solicitados desde que todo o processo passou a ser feito por meio do CNS, em agosto do ano passado. Com o cadastramento eletrônico, as empresas ficam dispensadas de ir até uma agência bancária para efetivar o cadastro.
A unificação do cadastramento do trabalhador no CNS simplificou o trabalho das empresas. Sempre que é feita uma solicitação, o sistema avisa se o trabalhador já tem um NIS registrado, evitando que haja cadastros em duplicidade. O cadastro também conta com a informação de óbito, reduzindo os riscos de fraude. Cerca de 280 mil empresas que já utilizavam o CNS para prestar informações sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ampliaram o uso para o cadastro do NIS.
“O cadastramento pela internet substituiu os formulários e também a contratação de serviços terceirizados para digitação dos dados”, explica a gerente executiva de Gestão do Cadastro NIS da Caixa, Adalgisa Torres de Castro Martins. “As empresas também pouparam recursos humanos, já que era necessário ir à agência para efetivar os cadastros. Foi uma economia de recursos, de papéis e formulários, numa visão de sustentabilidade”, diz.
Opções de cadastro
O cadastramento por meio do CNS é voltado para todas as empresas, de todos os portes. Cada uma, entretanto, pode optar pela forma de cadastro mais conveniente, de acordo com a necessidade. Para gerar o NIS de poucos trabalhadores ou em uma situação emergencial, o melhor é selecionar a opção Cadastro NIS. Ao incluir todos os dados do trabalhador, como nome da mãe e do pai e o número dos documentos, o NIS é gerado na mesma hora.
Para gerar o NIS de um grande número de trabalhadores, os dados podem ser enviados para a Caixa em um arquivo único, por meio da caixa postal do CNS. Para a geração deste arquivo, o empregador deve seguir as instruções disponíveis no site do banco. Após o procedimento, os números cadastrados ou localizados são informados no arquivo de retorno no dia seguinte ao da solicitação. O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil, que pode ser emitido nas agências da Caixa.
Empregados domésticos
Para efetivar um contrato de trabalho com o empregado doméstico, também é necessário um número de identificação. Caso o empregado nunca tenha trabalhado com carteira assinada e não possua nenhum número de identificação social, este registro deve ser feito pelo patrão no site do INSS, pela central de atendimento 135, do Ministério da Previdência Social, ou nas agências do órgão.
A Crítica – MS
