Mudança promoveu mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento médico
Como parte do Plano Diretor de Tecnologia, que definiu diretrizes de tecnologia da informação (TI) para três anos de trabalho, o Hospital São Camilo, em São Paulo, finaliza agora sua primeira fase com a implementação do Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP) nas três unidades na capital paulista: Pompeia, Santana e Ipiranga.
O diretor de TI da Rede de Hospitais São Camilo, Klaiton Simão, explica que antes de implementar o PEP, foi preciso aplicar melhorias estruturais na TI, processo fundamental para suportar a estratégia. Após essa fase, o sistema entrou em operação. A primeira unidade a receber o sistema foi a Pompeia, onde aconteceu o projeto-piloto em setembro de 2014.
Agora, todo o processo de cuidado ao paciente nas unidades é suportado pela ferramenta, proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento e facilidade para os profissionais da saúde. “Conseguimos envolver as áreas e os médicos e tivemos aprendizados importantes no piloto, como de que forma poderíamos ter a informação gerencial e o registro de fluxo do paciente”, relata o executivo.
Com o uso da solução foi possível mapear e ter disponível informações sobre os atendimentos e saber, por exemplo, o tempo consumido pelo paciente para passar da sala do médico para a de exames. “No médio prazo, teremos um registro eletrônico com todo o histórico clínico do paciente, agilizando o atendimento, uma vez que o profissional tem uma visão mais abrangente do caso”, observa.
Simão relata que o hospital passou por uma grande transformação com a chegada do prontuário. Um dos benefícios observados foi a eliminação da papelada, além de os processos internos terem sido aperfeiçoados. “Com isso, conseguimos oferecer mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento médico.”
Para 2016, a ideia, indica Simão, é fortalecer o projeto implementando novas frentes que incluem certificação digital, analytics, mobilidade e gestão do conhecimento. Até o final de 2017, a expectativa é passar de 400 dispositivos móveis que vão auxiliar no atendimento ao paciente. Com a mobilidade, diz, será possível aprimora a rastreabilidade do processo e saber exatamente qual foi o medicamento liberado para o paciente, a dose e até o vencimento.
Com a casa em ordem, Simão afirma que o prontuário eletrônico vai se transformar na premissa fundamental para a evolução dos sistemas dos hospitais para adoção de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “Estamos olhando para IoT e de que forma vamos aplicar nos nossos negócios”, finaliza o diretor de TI da Rede de Hospitais São Camilo.
Por: DÉBORAH OLIVEIRA
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