Iniciar já este procedimento garantirá a entrega e mapeamento de dados
O eSocial é um projeto do governo federal de 2009, com o objetivo de unificar o envio das informações relativas à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por parte do empregador com relação aos seus empregados. Sua implementação exige o preenchimento de inúmeros formulários e declarações (Dirf ou Rais). Os dados colhidos com o eSocial são enviadas via internet, em um documento único, e repassadas aos órgãos.
O Manual de Orientação (versão 2.0) com resoluções do Comitê Gestor, que altera e orienta o empregador das obrigações, estabelecendo regras de preenchimento, validação, layouts, tabelas e instruções gerais para o envio de eventos que compõem o eSocial para o ambiente nacional de dados.
O novo layout de apresentação dos dados exigirá a reestruturação dos procedimentos internos da empresa: contábeis, administrativos, fiscais, pessoais, legais, jurídicos, segurança, entre outros. Muitas empresas usam sistemas automatizados para administrar dados de seus empregados e suas informações empresariais, e hoje se torna indispensável um software de gestão na transição de ambientes entre administradores, contadores e recursos humanos na expectativa de um atendimento mais acurado da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal, social, na redução de multas e processos trabalhistas. A implantação do eSocial para pequenas e médias empresas é mais complicada pela estrutura da organização, custo, investimento e processos.
A entrega do eSocial é estimada para o segundo semestre de 2016, mas poderá ser adiada pela quarta vez e vigorar a partir de janeiro de 2017. O eSocial é uma realidade, não adianta mais postergar a tomada de decisões a respeito de sua implantação. Iniciar este procedimento imediatamente garantirá tranquilidade em relação ao momento da entrega dos dados e o mapeamento torna-se fundamental e iniciado o quanto antes.
heloisa@ideiadacoisa.com.br
Gerente de Projetos e Serviços Fiscais da Lumen IT
Fernanda Ruiz
DCI