Notícias

Multa aplicada a Amazon é a maior história da União Europeia

Por ter quebrado as regras da GDPR, a lei geral de proteção de dados União Europeia, a Amazon foi multada em 746 milhões de euros (cerca de R$ 4,5 bilhões). A multa aplicada à companhia fundada por Jeff Bezos é a maior já registrada por sanções do tipo na União Europeia. Até então, o posto era ocupado por uma multa de 50 milhões de euros imposta ao Google em 2019.

A penalização foi aplicada há duas semanas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados de Luxemburgo (CNPD), país onde está localizada a sede europeia da gigante varejista. Segundo o órgão regulador, a Amazon não está realizando o processamento de dados pessoais da maneira correta.

Em um comunicado enviado à agência de notícias Bloomberg na sexta-feira (30), a Amazon informou que discorda da decisão do órgão regulador e deve recorrer. A companhia ressaltou ainda que “não houve violação de dados e nenhuma informação de clientes foi exposta a terceiros”.

“A decisão sobre como mostramos aos clientes publicidade relevante depende de interpretações subjetivas e não testadas da lei de privacidade europeia, e a multa proposta é totalmente desproporcional mesmo com essa interpretação”, concluiu.

Com informações do Tribunal de Justiça do Acre.

Fonte: Juristas

Imagem de Joshua Woroniecki por Pixabay

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One