Notícias

Mato Grosso do Sul: Contribuintes autuados pelo fisco estadual podem recorrer pela internet

Antes do módulo na internet, a documentação era aceita apenas de forma presencial

Contribuintes autuados pelo fisco estadual podem recorrer por meio da internet. A Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) disponibiliza o módulo “Contencioso Contribuinte” no Portal do ICMS Transparente (clique aqui)

Conforme o site de notícias do governo, a partir da lavratura do auto de infração, o contribuinte deve efetuar a defesa administrativa de fato e de direito, anexando provas com o objetivo de reverter a cobrança dos tributos. O processo de defesa administrativa pode ser elaborado pelo contabilista ou qualquer outro profissional, não havendo a exigência de um profissional específico.

Antes do módulo na internet, a documentação era aceita apenas de forma presencial. Para utilizar a nova ferramenta, é preciso acessar o Portal do ICMS Transparente, para contribuintes com o termo de responsabilidade devidamente assinado. Quem não tem deve procurar uma Agenfa (Agência Fazendária) para assinatura ou fazer por meio de Certificado Digital, assinando eletronicamente.

O cadastro utilizando e-CNPJ é permitido apenas para a empresa titular, ou seja, não é permitido que filial cadastre-se usando certificado de sua matriz. A empresa também poderá se cadastrar, usando o e-CPF do sócio-gerente, diretor ou administrador.

Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com a central de atendimento por meio do telefone (67) 3318-3600, enviar e-mail (suporte@ms.gov.br) informando nome e telefone para resposta, ou ainda navegar no catálogo de serviços.

Campo Grande News

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One