Notícias

Junta Comercial do Rio será digital até o final deste ano

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro 

Até o fim deste ano, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) será 100% digital. A informação foi divulgada hoje (25) pelo órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. “Com a aprovação desta deliberação, a Junta Comercial do Rio atinge a maturidade digital e passa a fazer parte do rol de setores que sofreram a transformação digital”, disse o presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa.

A transição vai começar em agosto e seguirá um cronograma de obrigatoriedade de apresentação de atos empresariais para registro e arquivamento de forma online. Após cada data estipulada, não serão mais aceitos processos físicos, ou seja, em papel, informou a Jucerja, por meio de sua assessoria de imprensa.

As Sociedades Anônimas, cooperativas, consórcios serão as primeiras empresas que passarão pela mudança, a partir de 1º de agosto. Os documentos apresentados antes dessa data, mas que tenham sido objeto de exigência, terão seus trâmites preservados até sua conclusão.

No dia 1º de setembro, a medida passará a valer para requerimentos de empresários e, em 1º de novembro, para empresa individual de responsabilidade limitada e sociedades limitadas. As datas foram publicadas no Diário Oficial, no dia 24. O cronograma objetiva facilitar a adaptação dos usuários, segundo a assessoria da Jucerja.

O órgão vai fornecer todas as informações e suporte para acesso e utilização dos sistemas para arquivamento digital aos usuários, profissionais da área e empreendedores do estado do Rio de Janeiro, oferecendo cursos, treinamentos, palestras, serviços de suporte telefônico, tanto presencialmente, como pela internet.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One