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ITI recebe comitiva estrangeira para debates sobre o setor de certificação digital na América Latina

Teve início na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, uma série de encontros que vão até a próxima sexta-feira, 6, entre representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, da Smart Card Alliance Latino America – SCALA e das Infraestruturas de Chaves Públicas da Costa Rica e do Peru. Os encontros, realizados na sede do ITI, em Brasília, têm por objetivo proporcionar debates sobre o cenário da certificação digital na região para aprimoramento no setor e possíveis parcerias internacionais.

Na reunião de hoje, o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, destacou a importância da aproximação entre os países da América Latina para o desenvolvimento de parcerias em diversos setores como a possibilitação do comércio exterior de forma digital. “Já possuímos relações com alguns países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai, e também temos uma experiência muito positiva com Cabo Verde, país africano. Todas essas experiências destacam uma característica natural do ITI, que é a abertura para colaboração com foco no desenvolvimento do setor de certificação digital”, destacou Martini.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, e o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto, Pedro Paulo Lemos, destacaram a importância dos encontros para o desenvolvimento da interoperabilidade dos sistemas de certificação digital. “É importante que trabalhemos no desenvolvimento de padrões de interoperabilidade, para isso, esses encontros são importantes, pois neles conhecemos o que cada país vem desenvolvendo e podemos trocar experiências”, disse Coelho.

Até sexta-feira, a comitiva estrangeira terá oportunidade de conhecer e visitar algumas das instalações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Além disso, serão debatidos assuntos jurídicos, normativos e de segurança da informação para a aproximação entre os países e desenvolvimento de possíveis parcerias.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

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