Notícias

ITI participa de rodada de discussão sobre o novo regulamento de bombas medidoras de combustíveis

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou na última quinta-feira, 19 de novembro, a convite do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), de nova rodada de discussão sobre o processo de regulamentação das bombas medidoras de combustível.


O encontro virtual realizado pelo INMETRO contou com um público de 75  participantes entre representantes de vários segmentos do setor e de governo e teve como temas a certificação digital, recuperadores de vapor e critérios para adequação do parque instalado.

Na ocasião, foi destacada a legitimidade do ITI para propor a especificação e os quesitos criptográficos em parceria com o INMETRO, responsável pela especificação metrológica das bombas medidoras de combustível.

O ITI, na oportunidade, esclareceu aos presentes, dúvidas em relação aos algoritmos criptográficos, prazo de validade de certificados e outras referências normativas já aprovadas  pelo Comitê-Gestor da ICP-Brasil, que abordam também a política de certificados criado especialmente para objetos metrológicos.

Segundo Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI “A parceria com o INMETRO, neste caso específico das bombas de combustíveis, representa para o ITI a oportunidade de mais uma entrega importante à sociedade e ao consumidor: a partir da substituição progressiva das bombas atuais por novas, já com certificação digital ICP-Brasil embarcada, haverá significativo aumento no controle do volume de combustível dispensado. Os donos de postos idôneos, aqueles que não lesam o consumidor, encontrarão na certificação digital embarcada um importante aliado no combate à concorrência desleal e fraudulenta dos postos que entregam volume menor do que aquele indicado nas bombas.”

Para o início de 2021, espera-se que o INMETRO esteja credenciado como Autoridade Certificadora de primeiro nível, condição esta que permitirá a continuidade desse e de outros projetos que passarão a utilizar certificados digitais para objetos metrológicos.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One