Notícias

ITI integra Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM

O cenário de digitalização das rotinas também está em discussão pelo setor de saúde. Os Conselhos Federais das áreas de saúde avaliam a eliminação dos documentos em papel para uma transição para o ambiente digital. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI acompanha de perto as discussões do setor de saúde e é aliado no debate sobre as melhores tecnologias para garantir a segurança dos processos.

Para um debate ainda mais próximo, o assessor especial do ITI Ruy Ramos foi nomeado como membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina – CFM. A nomeação foi publicada na Portaria CFM nº177, de dezembro de 2019.

Ramos explica que com a efetiva participação do ITI nos comitês de debate poderão ser aprofundados temas como identificação digital do profissional de saúde sem a possibilidade de fraudes; interoperabilidade na transmissão de prontuários e receituários em formato digital entre hospitais e farmácias; segurança no armazenamento de dados dos pacientes.

“O objetivo é o de avaliar como a segurança da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil pode contribuir para a digitalização do setor com segurança rumo a um novo comportamento tanto dos profissionais quanto dos pacientes”, declarou.

Além da cooperação com o CFM, o ITI integra o Grupo Interinstitucional de Trabalho da Farmácia Digital, constituído pelo Conselho Federal de Farmácia, e já realizou encontros com representantes dos diversos conselhos federais na área de Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One