Notícias

InterID e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos dialogam sobre Carteira de Identidade do Brasileiro

Da esquerda para a direita: Mário Mantovani e Célio Ribeiro (InterID) e Franciso Gaetani e Ciro Avelino (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos)

Na manhã do dia 25 de janeiro, o diretor-presidente e o diretor de Relações Institucionais do Instituto Internacional de Identificação (InterID), Célio Ribeiro e Mário Mantovani, estiveram reunidos com o Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, Francisco Gaetani, e com o assessor especial Ciro Avelino, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

No encontro, Célio Ribeiro ratificou a importância do projeto nacional da Carteira de Identidade do cidadão brasileiro no atual governo, uma vez que esse tema é de Estado, e fundamental para a sociedade brasileira.

“Há quase três décadas venho defendendo a identidade nacional, moderna, segura e, principalmente, cidadã. Trata-se de política pública das mais urgentes no Brasil, uma vez que o direito de existir e de acessar serviços públicos está precedido pela devida identificação biográfica e biométrica de cada pessoa. Ficamos muito felizes em ouvir dos representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre a importância deste projeto para o governo. Eles afirmaram que reconhecem a carteira de identidade como instrumento de cidadania e que vão trabalhar prioritariamente para que toda a população do Brasil tenha a sua identidade. Na atual gestão, que tem grandes metas sociais, a carteira de identidade do brasileiro será fundamental para que isso ocorra com maior legalidade possível, inclusão e respeito às diferentes realidades existentes no país”, destacou”.

Na avaliação de Ribeiro, esta identidade nacional vai ter espaço no governo Lula exatamente porque ela empodera o cidadão no acesso a serviços públicos básicos, gera inclusão social e facilita que o Estado realize a devida gestão cadastral de seus nacionais.

“A carteira de identidade do brasileiro é mais do que um documento de identidade. Ela é, sobretudo, um atestado de cidadania. Por meio dela, as instâncias de segurança pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal terão condições de produzir e confirmar identidades de forma bastante eficiente, bem como eliminar burocracias desnecessárias, facilitando assim o repasse e o acesso a benefícios sociais”, finalizou.

Fonte: InterID

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One