Notícias

Inscreva-se para o Seminário de Identificação Neonatal

Realizado e organizado pelo Instituto Internacional de Identificação (InterID), o evento tem o apoio da AARB

O Instituto Internacional de Identificação (InterID) realiza no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 14h, o Seminário de Identificação Neonatal. O evento, online e gratuito, vai abordar a identificação de crianças recém-nascidas, apresentar tecnologias que permitem a individualização cadastral já na primeira infância e como o setor público tem atuado nesta importante missão de garantir a identidade civil aos pequenos. O seminário contará com a presença de autoridades do governo, especialistas no tema, academia e indústria.

Segundo o diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro, o Seminário quer ser um despertar para este tema ainda pouco debatido. “Todos os dias crianças são separadas criminalmente de suas famílias. Infelizmente, em vários casos, não há retorno. Se houver uma política nacional de identificação biométrica do recém-nascido, que lhe garanta o devido cadastro único, estado e sociedade terão ao seu dispor um mecanismo de combate ao tráfico humano. Identificar uma pessoa significa dar-lhe o direito a ter direitos, e pertencer a uma família e jamais ser apartado deste convívio estão entre aqueles direitos sagrados da existência humana.”

Para Ribeiro, o primeiro benefício do processo de identificação do recém-nascido é mais justiça social para todos. “Essa identificação associa o bebê à mãe, criando verdadeira barreira para a livre circulação de criminosos do tráfico humano. Além disso, o sistema nacional de identificação contará com informações biográficas da criança, como nome, sexo, local e data de nascimento, filiação, entre outras, e, também, as biométricas. Noutras palavras, estaremos a introduzir a pessoa humana no ciclo completo da individualização que apenas a identificação civil é capaz de proporcionar, e as pessoas apenas precisarão atualizar esses dados com o passar do tempo e com o advento de necessidades pessoais. A identidade é direito de todos e não privilégio de alguns”, ressaltou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, pelo menos 50 mil crianças e adolescentes são dados como desaparecidos no Brasil todos os anos. Desses, cerca de 10% não serão encontrados em razão do tráfico de pessoas, trabalho escravo, narcotráfico, rede de prostituição e pornografia infantil, infanticídio, adoções irregulares e comércio ilegal de órgãos.  

ais. Identificação tem que ser entendida como um direito e não uma obrigação ou mesmo privilégio daqueles que alcançaram determinada idade.”

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas por meio do link https://www.sympla.com.br/evento-online/seminario-de-identificacao-neonatal/1806186

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One