Notícias

Importância da Telemedicina para democratização de atendimentos é tema do Canal Saúde

O âncora Jota Batista, da Rádio Folha 96,7 FM, conversou sobre o assunto com o pneumologista Isaac Secundo

Por Nivaldo Machado, Rádio Folha 96,7 FM

A Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, o projeto de lei que autoriza a Telessaúde no Brasil em caráter definitivo. Com isso, o país deu um passo importante no processo de democratização da saúde. Em virtude da implantação e da expansão da tecnologia 5G no Brasil, a conectividade e os serviços médicos referentes à Telemedicina tendem a ser ainda mais aprimorados.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o pneumologista e médico do sono Isaac Secundo.

“Com o Covid, vários pacientes com doenças crônicas tiveram que ficar em casa. Para não perder o segmento desses doentes, a Telemedicina veio, porque antes, por exemplo, a farmácia não aceitava uma receita passada a um paciente sem validação”, apontou o convidado. “Depois da certificação digital e da [nova] legislação, a gente conseguiu, realmente, implantar a Telemedicina no Brasil de forma mais efetiva”, completou.

Isaac Secundo abordou, também, como a Medicina tem mudado por conta do impacto dos rápidos avanços tecnológicos. O pneumologista detalhou, ainda, as diferentes formas de teleconsulta.

“A teleconsulta, hoje, tem duas formas de ser trabalhada. Ou você faz uma consulta inicial, que pode ser uma teleconsulta, para identificar os problemas que aquele paciente está tendo, solicitar exames e depois ele vir fazer uma consulta presencial; ou você fazer uma primeira consulta presencial e acompanha esse paciente à distância”, disse o pneumologista.

Isaac Secundo explicou como os teleatendimentos têm funcionado, inclusive, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visto que facilitam e dinamizam as orientações médicas para os pacientes.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando abaixo:

Fonte: Folha de Pernambuco

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One