Notícias

Hospitais aderem a processos totalmente digitais com uso do certificado ICP-Brasil

O Hospital Regional de Cotia – HRC e Hospital Geral de Itapecerica da Serra – HGIS, administrados pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – SECONCI-SP, aderiram a processos totalmente digitais. A iniciativa foi possível por meio da integração da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil ao Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP.

Com a novidade, 250 profissionais de saúde, de cada unidade hospitalar, passaram a assinar receituários, atestados, internações, entre outros processos, com certificado digital ICP-Brasil. De acordo com Luiz Sergio Almeida da Silva, gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP, a integração entre a Certificação Digital e o PEP permitiu a migração de processos físicos para o meio eletrônico, concedendo a ambos os hospitais muitos benefícios.

“O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel”, afirmou o gerente.

PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One