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Hortolândia quer agilizar processo com Certificação Digital

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A Prefeitura de Hortolândia trabalha para implantar, em breve, processos com Certificação Digital. A medida garantirá, entre outras facilidades, acompanhar com mais agilidade e precisão o andamento dos processos internos, acelerando a solução dos mesmos. Além disso, nos próximos anos, o aprimoramento do sistema permitirá ao município certificar digitalmente diários de classe, utilizados pela Secretaria de Educação, e integrar boletim médicos aos prontuários dos pacientes.

A Certificação Digital funciona como um documento que recebe uma Assinatura Digital, um código que, enviado por vias digitais, pode ser usado por quem o recebe para desbloquear e abrir uma mensagem – a mensagem certificada. Por exemplo, ao invés de um Departamento Municipal enviar a outro várias páginas de um processo sigiloso para análise, é possível enviar a assinatura digital, que possibilita a abertura do mesmo processo, com segurança, sigilo e sem necessidade de impressão do documento.

O primeiro passo para implantar a Certificação Digital em Hortolândia foi dado em 2010, quando servidores do Setor de Tecnologia da Informação, órgão da Secretaria de Governo, iniciaram o desenvolvimento do projeto. Em seguida, a Prefeitura adquiriu uma certificadora digital, equipamento que serve para homologar os certificados, com data e hora exata em que foram emitidos.

Segundo o chefe do Setor de Infraestrutura e Redes, Rodrigo Ramos, a Certificação Digital, que já é popular entre empresas privadas, facilita também o trâmite de documentos entre outros órgãos. “É o caso da Câmara Municipal de Hortolândia. Podemos expandir nosso sistema para a troca de ofícios por meio de Certificação Digital”, explicou Ramos.

Etapas

No início do próximo ano, o sistema de Certificação Digital abrangerá os processos internos da Prefeitura, como os comunicados e memorandos. Atualmente, cada processo leva, em média, nove dias em cada setor que o analisa. Por meio da Certificação Digital, a liberação do processo para o setor seguinte acontecerá imediatamente após a análise, sem a necessidade de transporte de documentos físicos. Essa medida, desta forma, garantira inclusive economia de papel.

Numa segunda etapa, prevista para o próximo ano, a Secretaria de Educação poderá fornecer assinaturas digitais para os professores, possibilitando a certificação de diários de classe, documentos que necessitam de assinatura de um responsável. “É preciso esclarecer que a Assinatura Digital funciona como uma assinatura real. Ela assegura que a pessoa já analisou o documento e assinou, mesmo de forma digital”, afirmou Ramos.

Futuramente, a Certificação Digital beneficiará usuários da rede pública de saúde, uma vez que os médicos poderão anotar no prontuário online do paciente dados sobre o diagnóstico e o tratamento, utilizando a Assinatura Digital. “Estamos caminhando para um momento em que praticamente todos os trâmites da Prefeitura serão feitos por Certificação Digital, o que garantirá mais segurança ao Poder Público e transparência na comunicação com a população”, destacou a vice prefeita e secretaria de Governo, Renata Belufe.

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