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Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários para aplicar testes presenciais aos serviços públicos digitalizados.  Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira de motorista digital.

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários de outros estados. Leva cerca de meia hora e nesse período o usuário, ao lado de um especialista da SGD, aponta facilidades e dificuldades que identifique na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br.

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até a sexta-feira, 6/3, há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador.

Segundo a SGD, os testes focam em barreiras que podem ocorrer desde a conexão, ao pedido do serviço, acompanhamento da demanda e solução apresentada. Nas contas da secretaria, até aqui foram digitalizados 54% dos serviços, ou 1.836.

“Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão”, afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior.

* Com informações do Ministério da Economia

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