Notícias

Governo apresenta plano de unificação de portais da internet para órgãos federais

Em reunião nesta quarta, 26/6, no Palácio do Planalto, o governo apresentou a responsáveis por conteúdos e serviços, assim como a equipes de TI, o plano de unificação dos portais da administração federal sob a única fachada do ‘Gov.br’. Além de alinhar metas e prazos com o previsto no Decreto 9.756/19, foram anunciadas as primeiras migrações.

“Foi uma reunião para apresentar o projeto de unificação dos canais às assessorias de comunicação e ao pessoal do SISP. Foi a primeira que vez reunimos todos na mesma sala para tirar dúvidas. Estamos partindo para uma ferramenta central de gestão de conteúdo, ou nos casos em que não ocorra migração literal de infraestrutura, vamos fazer unificação pela identificação central do governo”, explica o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Jr.

A primeira meta e prazo é a migração, até o fim de julho, dos portais Serviços.gov.br, Presidência.gov.br e Brasil.gov.br, que deixarão de existir e terão seus conteúdos incorporados pelo Gov.br. As URLs ainda deverão ser acessíveis por algum tempo, mas a tendência é de que acabem canceladas. Destino semelhante pretendido para os 1.594 sites do governo federal. O prazo final para a unificação é 31 de dezembro de 2020.

Nas contas do governo, a medida vai reduzir custos com esses canais de R$ 140 milhões para R$ 30 milhões por ano. Mas a orientação principal da Secretaria de Governo Digital é que a unificação seja centrada na experiência do usuário. “Vai haver simplificação, vai haver redução de custos, mas o foco é facilitar o acesso aos conteúdos que o cidadão quer encontrar”, afirma Vellozo Jr.

Luís Osvaldo Grossmann  … Convergência Digital

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One