Notícias

Goiás adere à Rede Gov.br para reduzir a burocracia e ampliar oferta de serviços digitais

Com assinatura do termo de adesão, em Goiânia, estado é o nono a entrar na rede
 

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, participou nesta terça-feira (3/9), em Goiânia (GO), ao lado do governador Ronaldo Caiado, da assinatura do termo de adesão à Rede Gov.Br, que busca impulsionar a transformação digital no Estado brasileiro com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um governo 100% Digital. 

Monteiro ressaltou que a população está migrando rapidamente para o digital e o governo tem que acompanhar essa demanda por serviços mais fáceis de achar e simples de acessar.

“A Rede Gov.br é uma união de governos estaduais e municipais que utilizarão dessa experiência que o governo federal adquiriu e das tecnologias e ferramentas que já desenvolvemos”, explicou Luis Felipe Monteiro, durante a cerimônia realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Segundo o governador Caiado, a transformação digital é uma marca que ele quer deixar na modernização do estado, para que os cidadãos não tenham mais que esperar horas em filas à espera de atendimento.

“Temos que avançar nos serviços prestados. O produtor rural, por exemplo, tem que se deslocar grandes distâncias para comprovar que fez uma vacinação. Entregar uma guia hoje é uma infinidade de papéis”, afirmou.

Entre os benefícios esperados após a adesão à rede, estão a simplificação da prestação de serviços públicos no estado, integração de iniciativas comuns, melhoria da relação com o cidadão e economia de tempo e custo. 

Carta de serviços

Para iniciar o processo e acelerar a transformação, será elaborado uma carta de serviços, nos moldes do que fez o governo federal (disponível no portal Gov.br), identificando o que cada secretaria estadual oferta e traduzindo esses serviços para a sociedade.

“Vamos mapear os serviços e colocá-los disponíveis ao cidadão, para que ele não perca mais tempo procurando e saiba onde ir quando precisar”, informou o secretário de Administração do governo de Goiás, Bruno D’Abadia, agradecendo a parceria do Ministério da Economia no apoio à transformação digital de estados e municípios. 

O secretário Luis Felipe Monteiro lembrou que o governo está mais digital e, a cada dia, dezenas de novos serviços são transformados para facilitar a vida da sociedade, eliminando a burocracia e as exigências com deslocamentos, entrega de documentos e impressão de papel. 

Somente neste ano, 316 serviços foram digitalizados, avançando para a meta de 1 mil até o fim de 2020. Todos eles podem ser encontrados no portal Gov.br.

Ministério da Economia

 

 

 

 

 

Leia também

Convênios

Gestão de autoridades de registro:

eGAC

CDLDF

Abertura de filiais com desconto para associados AARB:

GBrasil

Hospedagem:
Accor

Auditoria de ICP-Brasil:

Auditsafe
pki

Mídias criptográficas:

G+D Mobile Security

Idemia

Comunicação:
CryptoID

Publicidade:
Insania

A AARB APOIA:


CertForum 2019