Notícias

Goiás adere à Rede Gov.br para reduzir a burocracia e ampliar oferta de serviços digitais

Com assinatura do termo de adesão, em Goiânia, estado é o nono a entrar na rede
 

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, participou nesta terça-feira (3/9), em Goiânia (GO), ao lado do governador Ronaldo Caiado, da assinatura do termo de adesão à Rede Gov.Br, que busca impulsionar a transformação digital no Estado brasileiro com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um governo 100% Digital. 

Monteiro ressaltou que a população está migrando rapidamente para o digital e o governo tem que acompanhar essa demanda por serviços mais fáceis de achar e simples de acessar.

“A Rede Gov.br é uma união de governos estaduais e municipais que utilizarão dessa experiência que o governo federal adquiriu e das tecnologias e ferramentas que já desenvolvemos”, explicou Luis Felipe Monteiro, durante a cerimônia realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Segundo o governador Caiado, a transformação digital é uma marca que ele quer deixar na modernização do estado, para que os cidadãos não tenham mais que esperar horas em filas à espera de atendimento.

“Temos que avançar nos serviços prestados. O produtor rural, por exemplo, tem que se deslocar grandes distâncias para comprovar que fez uma vacinação. Entregar uma guia hoje é uma infinidade de papéis”, afirmou.

Entre os benefícios esperados após a adesão à rede, estão a simplificação da prestação de serviços públicos no estado, integração de iniciativas comuns, melhoria da relação com o cidadão e economia de tempo e custo. 

Carta de serviços

Para iniciar o processo e acelerar a transformação, será elaborado uma carta de serviços, nos moldes do que fez o governo federal (disponível no portal Gov.br), identificando o que cada secretaria estadual oferta e traduzindo esses serviços para a sociedade.

“Vamos mapear os serviços e colocá-los disponíveis ao cidadão, para que ele não perca mais tempo procurando e saiba onde ir quando precisar”, informou o secretário de Administração do governo de Goiás, Bruno D’Abadia, agradecendo a parceria do Ministério da Economia no apoio à transformação digital de estados e municípios. 

O secretário Luis Felipe Monteiro lembrou que o governo está mais digital e, a cada dia, dezenas de novos serviços são transformados para facilitar a vida da sociedade, eliminando a burocracia e as exigências com deslocamentos, entrega de documentos e impressão de papel. 

Somente neste ano, 316 serviços foram digitalizados, avançando para a meta de 1 mil até o fim de 2020. Todos eles podem ser encontrados no portal Gov.br.

Ministério da Economia

 

 

 

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One