Os secretários estaduais de Administração conheceram, na tarde de quinta-feira (15), as novas propostas do governo federal em relação à plataforma GOV.BR. Durante sua apresentação em evento do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), realizado em Manaus (AM), o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, relatou a busca pela qualidade e segurança dos serviços digitais.
“Após todos os avanços na expansão dos serviços digitais, o foco principal agora é na qualidade e segurança desses serviços. Estamos subindo a régua, tanto para avaliar qualidade daqueles que estão disponíveis para o cidadão como também para robustecer a Plataforma GOV.BR com novos instrumentos, com o objetivo de torná-la cada vez mais segura”, afirma Mascarenhas. Entre os projetos estão, por exemplo, o duplo fator de autenticação e a biometria comportamental.
De acordo com o secretário, sua participação no evento teve o objetivo de levar mais informações para as secretarias dos estados, de forma a ampliar a quantidade de serviços digitais disponíveis nos níveis estadual e municipal. “Não existe um cidadão federal, ele vive num município, ele vive num estado, e faz uso desses serviços. Então, nossa ideia é apoiar os estados e municípios com nossas experiências e ferramentas”, complementa.
Para Mascarenhas, o engajamento dos estados passará pelo processo de elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital, que iniciará em breve. “Este será o documento de referência que servirá de base para a transformação digital dos estados e municípios”, enfatizou.
Até o momento, a Plataforma GOV.BR tem 149 milhões de brasileiros cadastrados, sendo 69 milhões com níveis Prata e Ouro. Ao todo, existem cerca de 4.200 serviços disponíveis no GOV.BR. Entre eles, destacam-se a Carteira de Trabalho Digital, a Assinatura Eletrônica e a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Além disso, a plataforma integra 267 portais do governo.
Segurança
Em sua apresentação, o secretário também destacou a importância da segurança cibernética. Mascarenhas citou que o governo federal está montando subgrupos no âmbito do Consad para ajudar os estados a melhorarem a maturidade em relação à segurança e privacidade. “Queremos levar a experiência do governo federal também nesta área para os representantes dos estados”, afirmou.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos