Notícias

Formalização de novas empresas no Ceará é 100% digital e uma das mais rápidas do País

Em até três dias, é possível obter o registro e as inscrições estadual e municipal de forma 100% digital

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), reduziu, em março deste ano, o tempo médio de formalização de novas empresas para três dias. O resultado levou o Ceará a ficar na segunda posição entre os estados participantes do ranking elaborado pelo Projeto Empreendedor Digital, uma parceria entre Sebrae Nacional e juntas comerciais para simplificar o registro empresarial.

A classificação mostra que o processo de abertura de empreendimentos leva 12 horas para a constituição automática na Jucec, dois dias para inscrição estadual emitida pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e sete minutos para a obtenção da inscrição municipal da Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin).

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a redução do tempo de formalização é resultado de parcerias para implantação da Redesim no Estado, além do trabalho realizado pelo Projeto Empreendedor Digital que tem conseguido automatizar e, com isso, tornar mais ágil o processo de abertura de empresas”. A Junta Comercial é a executora de toda a parte tecnológica e de inovação do Projeto e, segundo Carolina, “a Empresa de Tecnologia e Informação do Ceará (Etice) será o hub tecnológico de todo registro mercantil no Brasil”, considerando que o projeto realizado nas dez juntas comerciais será, posteriormente, expandido para todo o País.

O bom desempenho obtido pela Jucec está associado à implementação do registro automático na Autarquia e à melhoria do sistema de liberação de inscrição estadual da Sefaz-CE, um dos requisitos necessários para o início das atividades da nova empresa. Em agosto do ano passado, a Sefaz passou a integrar completamente à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Para isso, precisou virtualizar o processo para o ingresso dos empreendedores no Cadastro Geral da Fazenda (CGF).

Inscrição Estadual integrada à Redesim

Em nove meses de oferta do serviço online, a Fazenda liberou mais de 48 mil pedidos de forma virtual. Até fevereiro, o prazo para a concessão da inscrição era de 72 horas. Em março, o tempo caiu para dois dias. E a meta agora é alcançar a marca de um dia até 1° de setembro. O coordenador de Atendimento e Execução da Sefaz-CE, Raimundo Frutuoso Júnior, explicou as medidas que estão sendo tomadas para simplificar ainda mais o processo.

“Estamos empreendendo algumas inovações em relação ao varejo. A maioria dos pedidos de inscrição estadual está sendo concedida de forma automática, praticamente sem a necessidade de diligência fiscal. O contribuinte só precisa, de acordo com a legislação, comprovar a aquisição MFE (Módulo Fiscal Eletrônico), ou, se for uma microempresa, aderir à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Com isso, a nossa performance vai melhorar ainda mais”, disse Frutuoso.

O coordenador ressaltou a importância da Redesim para a economia cearense. “Com a Redesim, a inscrição estadual está sendo concedida cada vez mais rápido, melhorando o ambiente negocial, diminuindo os custos de transação para as empresas e incentivando a instalação de novos negócios no Ceará. É um aprendizado contínuo, que traz facilidades para os contribuintes”, destacou.

Projeto Empreendedor Digital

As juntas comerciais de nove unidades federativas (Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima) e o Sebrae Nacional assinaram convênio para viabilizar o Projeto que prevê a gestão de todo o processo de simplificação do registro de empresas no Brasil para garantir ao empreendedor a padronização, uniformidade e linearidade na formalização de empresas.

 

Fonte: Governo do Ceará

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One