Notícias

Ex-presidente do ITI analisa sociedade da informação em livro

Depois de 14 anos no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o ex-presidente da instituição, Renato Martini, faz uma análise do impacto social da tecnologia, notadamente na desmaterialização dos processos, no uso de biometria e moedas digitais, e claro na certificação digital.

“Sociedade da Informação – Para Onde Vamos”, lançado pela Trevisan Editora, sustenta que as informações serão cada vez mais inevitavelmente convertidas em valor. O livro faz uma análise sociológica de um conjunto de importantes transformações vividas no Brasil e no mundo.

“É uma análise transdisciplinar da desmaterialização de processos, dos documentos eletrônicos, das moedas virtuais, biometria, certificação digital e como o tratamento ao sigilo e a difusão do conhecimento nas redes repercutem decisivamente na vida atual”, afirma o autor.

Para Martini, a sociedade está preparada para o avanço rápido da informação na medida em que as transformações correspondam a um certo nível de evolução social. “Nossa identidade não está mais gravada num cartão, mas em bits, o mesmo se passa com as minúcias biométricas ou com nossos contratos, notas fiscais e moedas. Ao transformarmos a informação em mercadoria temos que analisar o impacto disso na vida econômica, social e também no campo ético”, conclui.

Renato Martini é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, trabalha há mais de 20 anos na área de segurança da informação. Foi membro ativo do Comitê Gestor da Internet e do Comitê de Segurança da Informação da Presidência da República. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação por mais de dez anos, sendo também Secretário Executivo do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Convergência Digital 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One