Notícias

Entenda o que é o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

O acesso para entrega deverá ser realizado com certificado digital, emitido por entidade credenciada

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), foi instituído por meio da Instrução Normativa RFB Nº 1.848/2018.

O LCDPR, é a escrituração dos registros contábeis das pessoas físicas que mantêm uma operação rural.

Estará obrigado a entregar do arquivo digital no ano de 2021 o produtor rural que teve receita bruta total da atividade igual ou superior a R$ 4,8 milhões no ano calendário de 2020.

O produtor rural mesmo não estando obrigado a entrega, poderá por opção realizar o envio do arquivo digital LCDPR. A periodicidade da entrega é anual.

O acesso para entrega deverá ser realizado com certificado digital, emitido por entidade credenciada. A entrega é realizada no portal e-CAC, no site da Receita Federal do Brasil.

O prazo para entrega do arquivo digital LCDPR é o mesmo da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que neste ano de 2021 a data foi prorrogada para 31 de maio de 2021.  

O arquivo transmitido, pode ser retificado a qualquer momento no prazo de 5 (cinco) anos.

Penalidades LCDPR
Caso a entrega não seja dentro do prazo estabelecido em Lei, exista erro no preenchimento ou omissões de informações, poderá o produtor rural sofrer penalidades.

Assim, o produtor rural, sempre deve estar assessorado por um profissional com expertise e experiência na área, para que possa cumprir com suas obrigações fiscais.

Fonte: Portal Contábeis

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Convênios

eGAC
Accor
Auditsafe
pki
Gemalto
CryptoID
Insania
Insania
GD Giesecke+Devrient