Notícias

Emissão da Cadeia V5 é aprovada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil

O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG/ICP-Brasil reuniu-se ontem, 09 de dezembro, pela última vez em 2015, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília, para deliberar sobre temas relevantes para Infraestrutura. Entre as pautas aprovadas está a emissão da nova raiz da ICP-Brasil, a V5.

O relatório da auditoria independente realizada na Autoridade Certificadora Raiz, no período de setembro de 2014 a setembro de 2015, foi apresentado e aprovado pelo Comitê, que também aprovou as propostas de regulamentação de prazos diferenciados para emissão da Lista de Certificados Revogados – LCR’s de certificados da AC Raiz revogados, e de revogação do certificado da Autoridade Certificadora – AC imediadamente subsequente a AC Raiz.

Ainda no campo das LCR’s, foi decidida a retirada do campo AIA. “Com a remoção desse campo as LCR’s ficarão mais compactas e objetivas. Era um campo desnecessário”, afirmou o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho.

Sobre a proposta de atualização dos normativos em relação às obrigações de repositórios de AC’s, o Comitê aprovou a formalização do segundo repositório de LCR’s nos normativos da ICP-Brasil, porém, encaminhou para mais estudos e retomada dos debates em 2016 a remoção ou formalização do terceiro repositório.

A emissão da nova cadeia da ICP-Brasil, a V5, em 2016 foi aprovada por todos os membros do Comitê. “A cadeia V2 da AC Raiz tem como data final de validade 21 de junho de 2023, e há ACs subsequentes com prazos de validade se encerrando em 2021. Dessa forma, a partir de 2016 faz-se necessário renovar os respectivos certificados para que mantenha-se a emissão de certificados para usuários finais dentro dos prazos determinados pela ICP-Brasil”, afirmou o secretário executivo do Comitê, Renato Martini.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One