AARB na Imprensa

Edmar Araújo esclarece sobre prática ilegal com o uso de Certificados Digitais de terceiros

Em entrevista ao portal CryptoID, o presidente da AARB recomenda como as pessoas devem se resguardar desse tipo de situação

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) veio a público, no início da semana passada, para alertar sobre a prática ilegal de se exigir a entrega de certificado digital ICP-Brasil e a sua respectiva senha como condição para a obtenção de empréstimos financeiros.

Diz a nota que: “Chegaram a conhecimento da entidade relatos de que empresas atuantes na cadeia de emissão de certificados digitais vêm sendo abordadas por pessoas que desejam emitir certificado digital com a finalidade de obter crédito em financeiras e similares. Segundo relatos de empresários do setor, clientes afirmam que vem sendo exigida a entrega do certificado digital com a sua respectiva senha à financeira para que, então, o crédito seja liberado.

Além de ilegal, tal prática é extremamente lesiva, haja vista que o certificado digital ICP-Brasil é um documento que produz assinatura eletrônica com o mesmo valor probante daquelas em papel e reconhecidas em cartório – e, por esse motivo, o certificado digital é de uso pessoal e intransferível.

Quem entrega o seu certificado digital com a respectiva senha a terceiros fica exposto ao risco, por exemplo, de ter empresas abertas em seu nome ou, pior, ser envolvido na prática de ilícitos e fraudes. Além disso, a pessoa que estiver em posse deste certificado digital poderá acessar informações sensíveis, como as de caráter fiscal e previdenciário.”

Contatamos a AARB para colher mais informações sobre essa prática que, ao que tudo indica, se trata de uma nova modalidade de golpe. Conversamos com o presidente da Associação, Edmar Araújo, que como especialista desse segmento esclarece alguns pontos.

Durante a entrevista ele recomenda como as pessoas devem se resguardar desse tipo de situação em que um terceiro solicita o compartilhamento indevido do certificado digital ICP-Brasil.

Crypto ID: Você saberia dizer qual seria a motivação dessas empresas para ter a posse dos certificados digitais ICP-Brasil dos clientes? Os bancos facilitam empréstimos no caso de o cliente assinar com o certificado digital?

Edmar Araújo: Provavelmente se trata de alguma modalidade de golpe, e as pessoas, por desconhecimento, acabam cedendo o certificado digital ludibriadas com propostas de empréstimos com juros muito abaixo dos praticados pelos bancos.

Crypto IDJá há registro de algum tipo do dolo pelo mau uso dos certificados compartilhados pelos titulares?

Edmar Araújo: Até o momento não identificamos registros dessa natureza. Todavia, tememos que haja um número expressivo de pessoas que tenham sido enganadas e entregue seus certificados.

Crypto ID: O titular do certificado responde legalmente pelo que for assinado com seu certificado digital ICP-Brasil?

Edmar Araújo: Sim, responde.  A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, é clara quanto à validade dos atos praticados com a utilização de assinaturas eletrônicas produzidas com certificados digitais. Tal valor probante atribui ao titular do certificado o exclusivo conhecimento da chave privada. Ao fornecer o certificado para um terceiro, ele assume a responsabilidade pelo que se faça em seu nome.

Crypto ID: Pensando, por exemplo, no caso do um titular do certificado for um médico, o portador desse certificado digital poderá assinar prescrições de medicamentos controlados em nome do médico?

Edmar Araújo: Poderá, com certeza. Imagine médicos que prescrevem medicamentos controlados e usam receitas digitais terem seus certificados utilizados por terceiros. Isso favoreceria uma escala de irregularidades sem precedentes, expondo a vida de pessoas a riscos desnecessários e facilitando a ação de criminosos.

Crypto ID: Ou seja, o portador do certificado poderá utilizar o documento eletrônico para muitos outros fins e comprometer o verdadeiro dono do certificado digital.

Edmar Araújo: Eu não tenho dúvidas quanto a isso. Temos no Brasil a cultura do compartilhamento de senhas, especialmente as do cartão de crédito e débito. O certificado digital é um instrumento tão sensível quanto, porém muito mais comprometedor, pois permite abertura de empresas, concessão de empréstimos, acessar informações sobre a vida fiscal do contribuinte, entre outros.

Crypto ID: Então pelo que você acabou de explicar, mesmo sendo pessoas de confiança, os titulares dos certificados não deveriam compartilhar, mas isso acontece muito entre clientes e contadores. Se o contador não tem o certificado de cliente como poderá representá-lo junto a órgãos do Governo como a Receita Federal do Brasil?

Edmar Araújo: A Receita Federal do Brasil permite que se cadastrem procurações em seus sistemas. Assim, o contador, na qualidade de procurador, pode realizar toda sua assessoria contábil perante ao Leão e outros órgãos públicos. Não existe necessidade de compartilhamento de senha de certificado.

Crypto ID: No caso de acesso aos dados do contribuinte a procuração digital pode ser específica?

Edmar Araújo: Pode sim. É possível delimitar os limites de atuação do contador. Ele pode ter uma atuação muito simplória ou mesmo ser responsável por tudo perante a RFB. A decisão é do contribuinte que está sendo assessorado por este profissional contábil.

Crypto ID: Essa procuração digital tem custo?

Edmar Araújo: Nem custo e nem burocracia. O contribuinte pode fazê-la em minutos com toda a segurança técnica e elevada validade jurídica.

Crypto ID: Uma pessoa física poderia, por exemplo, também dar a procuração a um advogado? Nesse caso utilizaria alguma plataforma específica?

Edmar Araújo: Se a procuração for aquela particular que autoriza o advogado a representá-la, basta o certificado digital e software de PDF, como o Adobe Reader, para que o documento seja assinado e tenha sua validade jurídica.

Crypto ID: O que as pessoas devem fazer quando um terceiro solicita seu Certificado Digital ICP-Brasil?

Edmar Araújo: Não devem fornecer em hipótese alguma. Em se tratando de empresas que prometem linhas de crédito muito tentadoras, as pessoas devem desconfiar. O Brasil está em meio a uma pandemia e nenhuma empresa financeira tem tanto potencial para ofertar dinheiro com juros muito baixos. Importa repetir: se exigir o certificado digital para o empréstimo, tudo leva a crer que seja golpe. Todo cuidado é pouco.

Nota dos editores: Recomendamos que você compartilhe esse artigo para evitar que as pessoas caiam em verdadeiras armadilhas devido ao compartilhamento dos seus Certificados Digitais ICP-Brasil. Mais que uma chave de autenticação e identidade digital, o Certificado Digital ICP-Brasil é sua assinatura digital em caráter irrefutável. Não compartilhe nunca seu Certificado Digital!

Fonte: CryptoID

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One