Notícias

EDITORIAL – Nova gestão e desafios na AARB

Por Marcelo Lemgruber*

WhatsApp Image 2018-05-07 at 11.12.53 (1)Desde o final de abril exerço a honrosa presidência da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB já com um intenso trabalho em prol dos seus associados. Pretendo levar minha experiência no setor privado, como os senhores puderam conferir em minha última entrevista, para a AARB a fim de fortalecer nossa entidade e intensificar suas ações junto ao poder público, além de ampliar os benefícios oferecidos aos associados.

A transferência da sede da AARB para Brasília tem por objetivo fortalecer nossa representação na capital federal junto aos órgãos reguladores, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e no Congresso Nacional, participando dos debates de políticas públicas que, direta ou indiretamente, impactam o nosso mercado. Para isso teremos, além da minha presença, uma consultoria política para monitoramento de iniciativas e proposições, avaliação de cenários e mapeamento de assuntos críticos junto aos parlamentares e Governo Federal e assim manter um diálogo com os legisladores.

O intuito é demonstrar a importância de nosso segmento para a economia brasileira. Uma das razões que impedem o crescimento das empresas, além da alta carga tributária, é a excessiva burocracia que tem como modelo o conjunto de obrigações arcaicas que ainda dependem da cultura do ‘carimbo e papel’, impedindo que transações comerciais e particulares sejam simplificadas, o que aumenta o custo e o tempo das empresas e da população. Apesar das recentes medidas que visam a simplificação no recolhimento de impostos e obrigações, como o eSocial por exemplo, ainda temos um longo caminho para ampliarmos o uso da certificação digital em nosso cotidiano.

Lembro, ainda, que oferecemos aos nossos associados um suporte jurídico e regulatório. Sabemos das dificuldades advindas das recentes normas no âmbito da ICP-Brasil e disponibilizamos uma assessoria jurídica para consulta sobre eventuais dúvidas, sejam regulatórias, trabalhistas entre outros. Além disso, mantemos convênios para a abertura de filiais, auditoria e gestão de autoridades de registro.

A participação de todos é fundamental para que tenhamos uma entidade forte, parceira e representativa. Estamos abertos para sugestões, reclamações e dúvidas acerca de nosso trabalho.

*Marcelo Lemgruber é administrador de empresas e presidente da AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One