Notícias

Diretorias da AARB e ANCD se reúnem em Brasília

reuniaos

A partir da esq. Paulo Roque, Antônio Correia, Bruno Linhares, Nivaldo Cleto, Júlio Cosentino e Antônio Cangiano

Antes da abertura do 14º CertForum, no dia 23 de agosto, as diretorias da AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil e da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital se reuniram em Brasília para tratar de diversos temas de interesse para o mercado de certificação digital e para as autoridades de registro.

Questões tributárias, como o recente entendimento do fisco paulistano de que os certificados digitais se encaixam na categoria de prestação de serviço e não de softwares, o que gera um aumento no recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) de 2% para 5%, preocupam o mercado. As diretorias das duas entidades se dispuseram a conversar com os órgãos competentes para reverter este entendimento.

Estratégias para disseminar as vantagens da certificação digital, investimentos em banda larga nas cidades do interior do Brasil e biometria foram outros assuntos discutidos. Em destaque foi proposta a criação de um selo de qualidade para as autoridades de registro (ARs) para profissionalizar a gestão, além de novos critérios para seus cadastramentos.

Estiveram presentes na reunião, ocorrida na sede da ANCD, o presidente da AARB, Nivaldo Cleto, os diretores Paulo Millet Roque e Antônio Correa e o presidente da ANCD, Júlio Cosentino e o diretor Antônio Sérgio Cangiano.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One