Notícias

Diretor-presidente do ITI abre V Seminário Nacional de Certificação Digital

Na tarde de 24 de maio, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Gastão Ramos, abriu o V Seminário Nacional de Certificação Digital, realizado em São Paulo. Ramos aproveitou o espaço e o grande público presente para falar das metas de sua gestão para Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Durante o dia ainda foram apresentados cases que fazem uso da certificação e os números da Infraestrutura.

Em seu discurso, Ramos falou sobre os desafios encontrados e salientou que fará uma gestão totalmente voltada para área finalística da ICP-Brasil. Além disso, informou que todos os projetos que já estão em andamento serão continuados, mantendo a ICP-Brasil voltada para inovação e tudo isso com celeridade. “Queremos possibilitar um rápido e constante crescimento para ICP-Brasil”, afirmou Ramos. A fala completa do diretor-presidente do ITI pode ser vista em nosso canal no Youtube.

Seguindo as apresentações do dia, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Waldeck Araujo Jr, mostrou os números da ICP-Brasil. O crescimento nas emissões de certificados, o número de entidades que fazem parte da Infraestrutura, entre outros dados. As metas para possibilitar o crescimento da ICP-Brasil também foram apresentadas. “Desejamos trabalhar em parceria com as entidades da ICP-Brasil para possibilitar o crescimento do uso da certificação digital principalmente entre as pessoas físicas, um mercado que ainda precisamos conquistar”, afirmou Araujo.

O uso do certificado digital ICP-Brasil para liberação de crédito para empresas em São Paulo foi o tema apresentado pelo Superintendente de Produtos da Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve SP, Gilberto Fioravante, que destacou a importância da certificação digital para realização desse projeto. “Liberamos crédito para diversas empresas sem a necessidade de conhecer o empresário presencialmente, todo processo é feito por meio da internet. A segurança e autenticidade dos processos são garantidas pelo certificado digital. Não tivemos até hoje nenhum caso de fraude no programa, que é um grande sucesso”.

Encerrando o dia de apresentações, o sócio-fundador da empresa Medicina Direta, Tiago Delgado, falou sobre a importância da certificação para a modernização do setor médico no Brasil. Segundo Delgado, o uso do certificado digital é essencial para diminuir o número de erros médicos e proteger o prontuário dos pacientes. Além disso, o palestrante destacou a boa adesão dos médicos. “Todos os médicos que aderiram ao uso do certificado ficaram bastante satisfeitos. Fizemos uma pesquisa com eles e o resultado foi muito positivo. Todos os médicos que utilizam certificação digital estão satisfeitos e dizem que não abrem mão da ferramenta”.

Acesse as apresentações utilizadas durante o Seminário:

Seminário Nacional de Certificação Digital destaca importância do certificado ICP-Brasil para modernização do Brasil
Nesta quinta, 25 de maio, o segundo dia de apresentações do V Seminário Nacional de Certificação Digital foi totalmente dedicado a apresentação de programas e sistemas beneficiados pelo uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A BRF Alimentos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP e a empresa Sollis foram as entidades que utilizaram o espaço do Seminário, realizado em São Paulo, para falar de suas experiências com a certificação.

No início dos trabalhos, o gerente de Operações de Compras e Contratações da BRF Alimentos, Tiago Marcaneiro, falou da experiência da empresa na adesão aos contratos assinados digitalmente. Além da agilidade adquirida com o novo processo, Marcaneiro também falou sobre os benefícios ganhos em segurança e disponibilidade. “Agora conseguimos saber onde cada processo se encontra, quem já assinou, quando exatamente será liberado o pagamento. Temos mais controle sobre todos os nossos contratos”.

Em seguida, o Processo Eletrônico do TCE/SP – e-TCESP foi o tema da apresentação de Sandra Maia, gestora do projeto. A servidora mostrou como o uso do certificado digital modernizou a Corte de Contas Públicas e trouxe uma série de benefícios, entre eles a economia. “As pessoas precisam avaliar a relação entre custo e benefício. O preço do certificado digital parece elevado, mas quando colocamos no papel todos os custos que são cortados com a adesão ao digital, nos damos conta da grande economia gerada”.

A última apresentação do Seminário foi realizada pelo Ceo co-fundador da empresa Sollis, Carlos Eli Ribeiro, que, ao apresentar a solução para prescrição eletrônica de medicamentos, abordou temas importantes como inovação, investimento e desenvolvimento de novas tecnologias. Para Ribeiro, a certificação digital ICP-Brasil abre uma porta para modernização segura e autêntica de todos os serviços de saúde prestados no país, facilitando o controle de demanda e oferta de medicamentos, além da segurança e qualidade de acesso aos prontuários dos pacientes.

Confira as apresentações:

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One