Notícias

Diretor de Tecnologia apresenta sistema informatizado para votação do Sindireceita por meio digital remoto

O diretor de Tecnologia de Informação do Sindireceita, José Carlos Mazzei, coordenou no início da noite desta sexta – feira (08), durante a LXXVIII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), a apresentação de um sistema informatizado de votação que permite a eleição para os cargos da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e das Delegacias Sindicais de forma totalmente digital. A apresentação técnica do projeto foi realizada por Lino Reuters, da empresa Pandora, criadora do projeto.

A possibilidade de votação pela internet foi incluída no estatuto do Sindireceita durante a AGN 2021 e poderá ser utilizada nas próximas eleições do Sindicato, já em 2022. José Carlos Mazzei destacou que o sistema de eleição pela internet (web) vem ao encontro das mudanças que aconteceram rapidamente no mundo do trabalho, sobretudo após a pandemia.  “Portanto, o sistema de votação online é mais uma ação tecnológica inovadora do Sindicato para enfrentar os desafios impostos pela pandemia,” destacou Mazzei.

Lino Reuters fez um breve histórico das facilidades do sistema de eleição online, que permite a votação por meio de qualquer dispositivo (PC, smartphone), dupla autenticação, controle de votos duplicados, gera comprovante de votação, além da segurança, sigilo, e criptografia com possibilidade de auditoria.

Os participantes do CNRE afirmaram que a atual forma de votação é arcaica e trabalhosa, e parabenizaram a iniciativa, mas questionaram sobre a segurança e forma de funcionamento da nova modalidade de participação dos filiados nas eleições do sindicato. Os delegados e participantes do CNRE ainda irão avaliar se o projeto apresentado será contratado.

A LXXVIII Reunião Ordinária será retomada neste sábado, 09, às 9h, e termina no domingo, 10 de abril, no Windsor Brasília Hotel, em Brasília.

Fonte e foto – Sindireceita

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One