Notícias

Detran adota sistema eletrônico para despachantes cadastrados em todo o Estado

Por Leandro Oliveira (DETRAN)

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) credenciou, na quinta-feira (25), uma empresa para o fornecimento de um sistema eletrônico, integrado ao do órgão, que será utilizado pelos despachantes devidamente cadastrados em todo o Pará para acesso aos serviços.

O sistema possibilitará que os despachantes, devidamente cadastrados e utilizando certificação digital própria para esta finalidade, possam, utilizando conexão de internet, elaborar os serviços voltados à regularização e instrumentalização documental de veículos ciclomotores, automotores e reboques.

A medida foi tomada considerando o intenso processo de informatização que o Detran vem adotando nos últimos meses, otimizando os sistemas e reduzindo custos. O procedimento impacta também na celeridade  aos demais usuários, visto que os despachantes não deverão mais agendar serviços e atendimentos presenciais pelos canais de atendimento.

“É uma medida que visa ajudar no combate à Covid-19, pois diminui a aglomeração física nos locais de atendimento e agiliza o agendamento dos serviços. O sistema oferece também mais transparência e segurança, além de identificar os despachantes profissionais por meio de certificado digital”, explica o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes.

Os dados imputados através do sistema serão assinados digitalmente, através de certificação digital, e estarão sujeitas à validação de um servidor da Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRV) do órgão, que verificará a compatibilidade e regularidade das informações transmitidas e concluirá o ciclo de procedimentos do serviço, atualizando no sistema eletrônico (Sistrânsito) todos os dados e emitindo o documento solicitado.

Toda a construção do sistema obedece normas técnicas de transação contidas no Manual de Integração de Sistemas, compatíveis com o projeto Renavam, para a realização de diversos serviços solicitados pelos profissionais, possibilitando a digitalização dos documentos físicos e o envio eletrônico ao sistema do Detran. A veracidade das informações será de responsabilidade do despachante, não subsistindo qualquer responsabilidade do órgão em face das obrigações estabelecidas entre o despachante e seu cliente, inclusive com relação a eventuais retificações.

Caso haja a constatação de erro na transmissão eletrônica, o despachante deverá refazer o procedimento e emissão de novo documento referente ao serviço realizado, mediante pagamento das respectivas taxas previstas na legislação estadual.

Agência Pará

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One