Notícias

Cursos online gratuitos viram opção para ampliar capacitação e voltar ao mercado de trabalho

ADNEISON SEVERIANO

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) os cursos técnicos e aulas presenciais de várias modalidades de cursos profissionais foram suspensas ou interrompindas por tempo indeterminado para promover o isolamento social e evitar a propagação da doença. Uma das alternativas para ampliar o currículo e se preparar para retomar ao mercado de trabalho sem sair de casa são os cursos gratuitos pela internet. Várias instituições renomadas oferecem sem nenhum custo em diversas áreas de atuação e podem ser feitos pela internet.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, é parceria do OEG – Open Education Global desde 2008 e foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online. São disponibilizados 60 cursos gratuitamente com duração que varia entre 4h e 30h nas áreas de Direito, Economia, Liderança e Pessoas, Educação, Finanças, Marketing e Vendas. Ao final do curso o aluno recebe certificado emitido de forma online. Os interessados podem se inscrever e participar dos cursos pelo site https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online, na clicando na aba de Cursos Gratuitos. Logo em seguida é só escolher o curso de interesse na lista com 60 opções.

A Educação à Distância também disponibilizada pelo Sebrae. A instituição oferta mais de 100 cursos gratuitos para quem aprender pela internet. Dentre os cursos ofertados estão: Fluxo de Caixa para Micro Empreendedor Individual (MEI), Planejamento de Marketing – Ferramentas Práticas e Atendimento ao Cliente. Todos os cursos têm certificado digital com verificação de autenticidade totalmente gratuito. Ao concluir o curso, basta acessar área logada no portal e emitir o certificado de participação. No site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline os cursos são ofertados pelo Sebrae.

A Rock Content é uma instituição privada que atua na área de Marketing Digital, especialmente com a produção de conteúdos para a Web. Além de serviços de consultoria e prestação de serviços no ramo, ela fundou a Rock University. Pela plataforma a instituição oferece cursos gratuitos e pagos para profissionais e estudantes de Comunicação, e também empresários e interessados na área para alavancar os negócios.

Para ter acesso aos cursos é necessário fazer um breve cadastro no site da instituição. Logo após será possível escolher entre as quatro opções de cursos grátis disponíveis. São elas: Curso de Marketing de Conteúdo; Curso de Produção de Conteúdo para Web; Curso de Inbound Marketing; Curso de Outbound Marketing & Sales; Curso de Revisão de Conteúdo para Web; Curso de WordPress na Prática; e Curso de Copywriting.

Após completar todas as aulas é necessário realizar uma prova de 70 questões no período 1h30 para responder a prova. Alcançando 70% de acerto o participante do curso receberá um certificado nominal digital, com validade de 2 anos, atestando a realização do curso.

Fonte: TodaHora.com

Leia também

Convênios

eGAC
CDL
GBrasil
Accor
Auditsafe
pki
G+D Mobile Security
Idemia
Gemalto
CryptoID
Insania