Notícias

CRF-PR implementa assinaturas eletrônicas em todos os documentos para garantir segurança digital

Não há como negar: com a transformação digital – ainda mais forçada com a chegada da pandemia – diversas áreas do mercado migraram para o ambiente online. Com a nova realidade, surgiu a necessidade de autenticar todo esse volume de informações que circula de forma digital. Se antes era preciso assinar, com uma caneta, todos os documentos para garantir a segurança e veracidade de documentos, agora é preciso validar contratos e outros conteúdos digitalmente.

A assinatura digital nada mais é do que uma técnica que utiliza criptografia para conferir segurança e integridade a documentos eletrônicos. Dessa forma, ao assinar digitalmente um documento, você confere a ele total segurança e a mesma validade jurídica de um documento físico. A partir deste ano, o CRF-PR passa a utilizar assinaturas eletrônicas em todos os documentos emitidos pela entidade – tanto para documentos externos quanto para procedimentos internos, ou seja, os colaboradores também usarão assinaturas eletrônicas.  Assim, as informações emitidas, seja para os serviços ou resposta, terão assinatura eletrônica avançada, que é de uso pessoal, intransferível e hábil a produzir efeitos legais em todos os atos nos quais vier a ser utilizada. A iniciativa é da nova diretoria do CRF-PR (biênio 2022/2023), que busca desburocratizar os procedimentos, trazendo mais agilidade e segurança para os trâmites internos e externos da entidade.

Com a interação eletrônica assinada, o CRF-PR garante a integridade e autenticidade do documento nos termos da Lei 14.063/2020, regulamentado pelo Decreto nº 10.543/2020, que mantém todos os dados e informações contidas, bem como a identificação inequívoca de seu signatário.

Recebi um documento assinado eletronicamente pelo CRF-PR, como conferir?
Para garantir a veracidade e segurança do documento, o usuário deve acessar o link CLIQUE AQUI, fazer upload do documento ou então inserir o código de acesso contido na página de autenticação ao final do documento eletrônico assinado. De forma simples e prática, o profissional poderá conferir se o documento foi realmente autenticado pelo CRF-PR.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One