Notícias

Crea-RJ recomenda certificação digital como forma de garantir segurança dos serviços online

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, Crea-RJ, está aderindo à certificação digital. A inciativa parte de uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, como os oferecidos online pelo Conselho. Este processo garante a integridade e a autenticidade nos documentos emitidos pelos profissionais e empresas, como forma de garantir a segurança dos serviços online, além de possibilitar que pessoas e empresas se identifiquem e assinem documentos digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

O Crea-RJ recomenda que todas as solicitações e envio de informações feitas de forma virtual, mas que demanda identificação clara da pessoa que a está realizando pela internet, seja feita via certificação. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma autoridade certificadora que associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. O certificado contém os dados de seu titular como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na política de segurança de cada Autoridade Certificadora.

Para a solicitação de documentos emitidos pelo Crea-RJ, o solicitante (pessoa física ou jurídica) deve ter um certificado que é vendido por uma empresa de certificação digital. Todos os documentos, como certidão de acervo técnico e processos, serão emitidos com marca d’água e código de barras. Também é recomendado o uso da certificação digital para as instituições de ensino que enviam informações de alunos para o Crea-RJ. Isso minimiza as fraudes com diplomas e agiliza os registros dos novos profissionais. Todos os profissionais do sistema Confea / Crea e as empresas inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido que são obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) podem ter um certificado digital.

Maxpress

Leia também

Convênios

Gestão de autoridades de registro:

Socks Consulting

eGAC

CDLDF

Abertura de filiais com desconto para associados AARB:

RNC

GBrasil

Auditoria de ICP-Brasil:

Auditsafe
pki

Mídias criptográficas:

G+D Mobile Security

Idemia

Comunicação:
CryptoID

Publicidade:
Insania

A AARB APOIA:


Biometrics HiTech Summit 2019g   CertForum 2019