Notícias

Confira todos os serviços da Receita em que o uso do Certificado Digital é exigido

Para quem já possui os certificados digitais é sempre bom checar como é possível utiliza-los para facilitar a entrega da declaração

Existem sempre dúvidas por parte dos contribuintes todos os anos na época da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física em relação a necessidade ou não do Certificado Digital ICP-Brasil que em muitos serviços realmente facilita a tarefa de obtenção de dados e também possibilita a emissão da procuração digital de forma 100% remota.

Para quem já possui os certificados digitais é sempre bom checar o que é possível utiliza-lo para facilitar a entrega da declação.

Então veja a seguir algumas informações sobre o uso do Certificado Digital ICP-Brasil e principalmente os links para obter as informações diretamente do site da Receita Federal do Brasil.

Cópia em formato digital da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos

A Receita Federal do Brasil no ano de 2021, em função a fase aguda da pandemia do Coronavírus, excepcionalmente, disponibilizou um serviço disponível via código de acesso ou conta gov.br, com selos ouro e prata, para obter a cópia da última declaração entregue.

Em 2022, no entanto para o contribuinte obter a cópia da última declaração será necessário utilizar o Certificado Digital ICP-Brasil.

A regra quanto a obtenção de cópia em formato digital da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos foi homologado pela PORTARIA SUARA Nº 2, DE 08 DE MARÇO DE 2021.

Veja como tirar a cópia da última Declaração de Imposto de Renda enviada à Receita Federal em: Cópia da última declaração enviada — Português (Brasil)

Declaração Pré-prenchida

A partir de 2021 (exercício) o contribuinte pode acessar a declaração pré-prenchida no e-CAC com a conta GOV.BR com selos ouro e prata

Em relação à Pessoa Jurídica, MEI e DMED, não há nenhuma alteração recente quanto a forma de autenticação.

DASN-Simei (Declaração do MEI) não é exido e certificado digital.

DMED exige certificado digital, exceto para empresas optantes pelo Simples.

Cópia da última declaração enviada

Confira diretamente no site da Receita quais são os serviços em que o Certificado Digital ICP-Brasil é exigido e em quais seu uso é uma das opções

Os tipos de autenticação e assinaturas eletrônicas exigidas pela Receita Fereral do Brasil para acessar, emitir e enviar declarações são definidas pelo nível de criticidade do dados acessados ou enviados versus as tecnologia disponíveis de identificação e sigilo.

O Governo Federal por meio do Portal GOV.BR vem facilitando a vida dos cidadãos permitindo que diversos serviços sejam feitos pelo meio eletrônico sem que seja necessário o deslocamento a um local físico.

Nesse sentido, a Receita Federal está trabalhando para disponibilizar todos os serviços do e-CAC mediante autenticação com a conta gov.br, com selos ouro e prata, mais ainda não há previsão para implementação completa.

Confira a seguir diretamente no site da Receita Federal do Brasil – Ministério da Economia, todos os serviços disponibilizados po meio eletrônicos e as respectivas formas de autenticação de cada um deles.

Conforme listagem no site: Serviços Disponíveis no Portal e-CAC (fazenda.gov.br).

Procuração para RFB com firma reconhecida em cartório está disponível no Portal e-CAC

Receita divulga alterações no acesso ao ambiente do e-CAC visando maior estabilidade do sistema

Saiba como funciona o eCAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal. Ouça

Selos de Identificação Eletrônicos utilizados pelo Portal GOV.BR

tecnologia

A Identidade Digital Bronze refere-se a cada pessoa cadastrada no GOV.BR Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata refere-se àqueles que acessam o GOV.BR com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

E a Identidade Digital Ouro identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. Todas as pessoas com biometria facial feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrada no aplicativo Meu Gov.br já têm o nível Ouro.

As identidades Prata ou Ouro permitem ao usuário realizar a assinatura avançada, que exige maior garantia quanto à autoria, incluindo as interações eletrônicas com os entes públicos com informações protegidas por grau de sigilo.

Fonte: Crypto ID

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One