Notícias

Conectividade Social ICP: veja quem é obrigado a usar e como acessar

Canal eletrônico entre a Caixa e as empresas agora é online; entenda as mudanças da nova versão do Conectividade Social

O Conectividade Social ICP é a evolução do já usado Conectividade Social, canal eletrônico de relacionamento por meio do qual é realizada a troca de informações entre a Caixa e as empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras, instituições financeiras e outros entes que se relacionam com o FGTS. A principal diferença entre os dois canais é que o novo é totalmente online. Não é mais necessário instalar softwares para realizar a transmissão de arquivoss gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, nem encaminhar a mídia gravada ao banco.

8hrznrv161yuvxpl1edgweh5l

Dessa forma, acessar o Conectividade Social se tornou mais seguro e mais prático – com a possibilidade de acessar o sistema da Caixa pela internet -, simplificado – processar o recolhimento do FGTS ficou mais simples – , fácil – o sistema facilita o cumprimento das obrigações relativas ao FGTS -, e eficiente – reduz os custos operacionais.

Como acessar o Conectividade Social ICP?
Acessar o Conectividade Social ICP é fácil. Para acessar o canal, é preciso que a empresa tenha um certificado digital no padrão ICP-Brasil, que pode ser emitido por qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional Tecnologia – ITI. Cada autoridade Certificadora pratica uma política de preços própria, então não existe um preço padrão para o certificado digital no padrão ICP-Brasil.

Em posse do certificado digital no computador, o empresário deve acessar o link do Conectividade Social, informar sua senha, e pronto. Depois é só explorar o canal.

Sou obrigado a acessar o Conectividade Social ICP?
O Conectividade Social ICP é obrigatório para a transmissão do arquivo SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – e da GRRF – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS –  e requer a certificação digital do usuário.

Meu acesso ao novo Conectividade Social se dará de maneira automática já que eu tinha acesso à versão anterior?
O acesso ao Conectividade Social ICP ocorre apenas através da certificação digital, que é emitida no modelo ICP- Brasil. Portanto, não, se você tinha acesso à versão antiga do canal, não poderá acessar a nova versão automaticamente. No primeiro acesso, em posse do certificado, o usuário realiza seu registro para identificar seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente.

Por Brasil Econômico | 29/06/2016

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One