Notícias

Com assinatura digital, governador autoriza sistemas de abastecimento em Batalha

O governador Wellington Dias utilizou pela primeira vez, nesta segunda-feira (9), sua assinatura digital no âmbito da administração pública. O chefe do executivo estadual assinou seis termos de autorização para construção de sistemas de abastecimento d’água no município de Batalha, a 165 km ao norte da capital.

“(A assinatural digital) representa modernidade, agilidade, resposta mais rápida àquilo que o estado se propõe a fazer com eficiência. Antes, precisávamos de uma montanha de papel e da minha presença física para despachar. Agora, chega ao meu sistema e o interessado recebe na cidade onde está”, elogiou Dias.

Assinatura digital é uma técnica que utiliza criptografia para conferir segurança e integridade a documentos eletrônicos. Ela dispensa a impressão e transporte de documentos, representando economia de tempo e dinheiro.

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) é uma autoridade de registro de certificado digital, vinculada desde 2012 ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O órgão emite em média 1.000 certificados por ano, mediante solicitação dos gestores e pastas. O próximo desafio é hospedar o certificado em nuvem, dispensando o porte do ‘token’ dispositivo de segurança gerador de código de autenticação.

O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, ressaltou que a importância da assinatura digital para a segurança das transações imobiliárias onde o estado está envolvido. “A informação vai estar disponível na internet, onde a pessoa vai poder imprimir e acessar a qualquer momento. Sem contar a segurança de que é o agente público quem está assinando”, destacou o gestor.

Autoria: Redação CCom

Leia também

Convênios

Gestão de autoridades de registro:

eGAC

CDLDF

Abertura de filiais com desconto para associados AARB:

GBrasil

Hospedagem:
Accor

Auditoria de ICP-Brasil:

Auditsafe
pki

Mídias criptográficas:

G+D Mobile Security

Idemia

Comunicação:
CryptoID

Publicidade:
Insania

A AARB APOIA:


CertForum 2019