Notícias

Certificado digital: por que o seu site deve ter?

A internet se tornou cada vez mais popular e com isso também ficou mais perigosa. Um levantamento feito pela associação SaferNet Brasil, aponta que cerca de 366 casos de crimes cibernéticos são registrados por dia no Brasil. Isso faz com os certificados digitais sejam muito importantes para garantir a proteção dos dados e as compras com cartões de crédito.

Novas tecnologias são usadas em certificados digitais e visam coibir o ataque de criminosos virtuais a sites e e-commerces. Estes serviços visam passar segurança para os consumidores e leitores de um site e também garantem uma melhor posição nos ranking de busca.

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico com validade jurídica. Ele atua como uma assinatura virtual, ajudando pessoas e empresas a se identificarem na web. Num exemplo básico, ao comprar um certificado digital, uma empresa fornece informações, o que cria uma chave de identificação única que pode coibir o acesso e o roubo de dados.

Também existem certificados digitais focado na segurança dos sites como um todo. Um certificado SSL, por exemplo, atua com a tecnologia de criptografia, fazendo com que os dados compartilhados entre o site e os usuários sejam embaralhados e assim estejam mais protegidos.

Os certificados digitais viraram sinônimos de segurança para as empresa no ambiente virtual. Muitos clientes ainda tem resistência para compras e troca de informações online, por isso o uso dos certificados é importantíssimo, estes serviços transmitem segurança e aumentam a confiabilidade.

Quais são os principais benefícios de ter um certificado digital em meu site?

Contar com certificações digitais em seu site é obrigação de qualquer negócio online. Os certificados são importantes para promover a confiança em seu site, proteger informações sigilosas de empresas e clientes e trazer mais segurança para as compras online.

Confira abaixo quais são os principais benefícios de ter certificados digitais em seu site:

Possibilitar a venda com cartão de crédito

Quem trabalha com vendas pela internet sabe o quanto é importante disponibilizar o maior número possível de meios de pagamento para os clientes. Para se ter uma ideia, as compras com cartões movimentaram R$ 850 bilhões no 1° semestre de 2019, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Com as pessoas preferindo o cartão de crédito é essencial promover um ambiente seguro. Muitos consumidores desistem de fazer compras em sites que não lhe passem confiança. Com isso, para proteger os usuários, as operadoras de cartões só permitem compras em sites que possuam um certificado SSL ativo.

Em outras palavras, se o seu site ainda não possui esse certificado, você não consegue aprovação para vender por meio de cartão de crédito. Isso causa uma perda de boa parte das vendas, o que é muito ruim para qualquer negócio.

Melhora o ranqueamento nos sites de busca

Os certificados digitais são tão importantes que eles se tornaram uma boa prática de SEO. Para se ter uma ideia, a presença de um certificado SSL pode otimizar o SEO do seu site e melhorar o ranqueamento nos sites de busca.

Com a presença dos certificados, o seu site tende a ser mais facilmente encontrado na web. Esse fator já é usado para definir posições de ranqueamento. Sites sem certificados são rechaçados por mais valoroso que seja o seu conteúdo. Isso demonstra mais uma importância dos certificados digitais.

Melhor experiência para o cliente

O uso dos certificados digitais desperta mais confiabilidade nos usuários que acessam o seu site. Eles se sentem mais seguros ao navegar na sua página. Isso tende a causar uma melhora em todas as métricas do seu site e aumenta as chances de conversão, ampliando o número de vendas.

A experiência do cliente é o carro chefe das estratégias de marketing. E promover um ambiente agradável e seguro para negócios e navegação é requisito básico para uma experiência incrível.

Segurança para os seus dados

Os certificados digitais também servem para proteger os dados de sua empresa e brecar acessos suspeitos. Todos estamos sujeitos a termos os sites invadidos por criminosos virtuais. Isso pode expor dados sigilosos sobre empresa e clientes.

A adoção de certificados digitais no seu site pode ajudar a brecar qualquer tipo de ataque. Junto a outras medidas de segurança, os certificados ajudam a aumentar o nível de segurança do seu site, eliminando brechas que possam ser usadas por criminosos para o roubo ou modificação de informações.

Os certificados digitais deixaram de ser um adendo a mais no seu site, atualmente eles são obrigatórios para os sites que visam o sucesso. Se você quer ter um site mais seguro, receber cada vez mais visitas, aumentar suas vendas e ser referência no seu segmento, comprar certificados digitais é uma obrigação.

Além da eficiência em questão de segurança, os certificados também possuem um bom custo-benefício. Alguns deles, já vêm embutidos nos recursos de planos de hospedagem de site e até de registros de domínios.

Fonte: Click Paraná

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One