Notícias

Certificado digital é alternativa para atendimentos durante período de isolamento no Ceará

O certificado digital funciona para empresas que possuem serviços essenciais e que não podem deixar de emitir notas fiscais, médicos que precisam assinar receitas, prontuários eletrônicos, exercer a telemedicina, além do poder judiciário

 

Com as medidas de isolamento estendidas no Ceará e o aumento das restrições de circulação em Fortaleza e Região Metropolitana, o certificado digital é alternativa para os usuários. A medida provisória 951, de 15 de abril de 2020, estabelece novas normas sobre certificação digital para os usuários poderem usufruir de diversos tipos de atendimento durante a pandemia.

Usuários do certificado digital podem fazer o atendimento por meio de videoconferência. Conforme Raquel Deodato, gestora da Certseguro, o recurso funciona para empresas que possuem serviços essenciais e que não podem deixar de emitir notas fiscais, médicos que precisam assinar receitas, prontuários eletrônicos, exercer a telemedicina, além do Poder Judiciário.

De acordo com Raquel,  as pessoas precisam saber que podem validar o certificado sem sair de casa. A gestora também destacou que a Certisign, junto com a  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vai lançar um certificado digital específico com validade de um ano para quem não tem cadastro biométrico. O usuário não precisará sair de casa para buscar esse benefício, conforme explica a representante.

“Eu tenho autoridade de registro de certificação digital, que hoje é um documento obrigatório há algum tempo. Com a questão da pandemia, vem sendo mais utilizado, já que para transações pela internet ele tem validade jurídica”, explica Raquel.

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Como funciona o Certificado Digital ?

Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

Onde eu posso armazenar o Certificado Digital?

Existem dois tipos de Certificado Digital:

– A1, emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de um ano.

– A3, emitido e armazenado em mídia criptográfica (cartão, token ou nuvem). Tem validade de um a cinco anos.

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One