Notícias

Certificado Digital ajuda maiores de 60 a prestarem contas ao Leão

O Certificado Digital ajuda, consideravelmente, os maiores de 60 a declararem o Imposto de Renda de maneira mais precisa, rápida e segura. A primeira facilidade é a recepção do formulário pré-preenchido.

Os brasileiros com mais de 60 anos, tecnicamente considerados idosos pela legislação nacional, apresentam algumas peculiaridades no momento de fazer a declaração anual do Imposto de Renda. A primeira dúvida que costumam enfrentar refere-se à tributação da aposentadoria ou pensão. “Pois bem, esses rendimentos são tributáveis”, salienta Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, Autoridade Certificadora líder na América Latina. Ele explica: “Quem recebe mais de R$ 1.903,98 mensais da Previdência, totalizando R$ 28.559,70 no ano, é obrigado a declarar”.

Há algumas outras situações recorrentes na faixa etária dos maiores de 60: a comprovação das despesas médicas; rendimentos isentos e não tributáveis, como saques das contas inativas do Fundo de Garantia; investimentos em bolsas de valores, aplicações financeiras, posse e receita do aluguel de imóveis, meios pelos quais muitos idosos garantem renda mensal um pouco mais elevada e sua sobrevivência. “É importante saber que tudo isso precisa ser colocado de maneira muito clara e correta na declaração do Imposto de Renda, pois a Receita Federal tem mecanismos cada vez mais precisos e eficazes de controle”, enfatiza Cosentino.

O Certificado Digital ajuda, consideravelmente, os maiores de 60 a declararem o Imposto de Renda de maneira mais precisa, rápida e segura. A primeira facilidade é a recepção do formulário pré-preenchido, no qual é preciso apenas conferir os dados previamente informados pelo Fisco e atualizar as informações. Dessa forma, também, é mais fácil lançar e corrigir despesas médicas e todos os rendimentos recebidos, tributáveis e não tributáveis.

“Por meio do Certificado Digital os dados vinculados ao CPF do contribuinte são automaticamente inseridos na declaração, o que diminui as chances de erros e, por consequência, a malha fina. O preenchimento manual é mais suscetível a falhas. Um único número errado já é o suficiente para ter problemas”, alerta Cosentino, acrescentando: “O uso do certificado permite, ainda, que o contribuinte retifique seus dados em tempo real, diminuindo a possibilidade de cair nas garras do leão. Tudo isso sem sair de casa”.

O vice-presidente da Certisign observa que muitos podem questionar uma pretensa dificuldade dos maiores de 60 de utilizarem computadores. Porém, é crescente a sua inclusão digital. “Ademais, há numerosos estudos, internacionais e nacionais, mostrando que o uso de computadores, tablets e celulares, incluindo a participação em redes sociais, estimula o cérebro, reduz as possibilidades de depressão e contribui para a melhoria da memória. No caso do Imposto de Renda, a tecnologia também pode ser uma grande aliada da terceira idade.

Fonte: CryptoID

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One