Notícias

Certforum 2019: assista as apresentações do evento realizado em setembro

O  Certforum 2019 foi realizado em Brasília nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório do Instituto Serzedelo Corrêa – ISC, que é a escola de governo do Tribunal de Contas da União -TCU

Abertura

A abertura do CertForum 2019 contou com a participação do Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni acompanhado por Marcelo Buz, Diretor-Presidente do ITI, Célio Ribeiro Presidente Executivo da ABRID, Fábio Barros Diretor Geral do ISC e pelo Deputado Federal Hugo Leal que é titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

Painel: Novas Perspectivas para a Certificação Digital

O presidente Marcelo Buz reafirmou a abrangência da ICP-Brasil e como a tecnologia da certificação digital adicionada ao carimbo do tempo, certificado de atributo, certificados TLS/SSL, certificado para equipamentos IoT e Blockchain são fundamentais para o avanço do Brasil para ser uma nação digital.

Novas Perspectivas para a Certificação Digital.

Painel: Novas Tecnologia

O painel sobre novas tecnologias apresentada por Angela Flores Furtado  – Presidente do INMETRO, que nos trouxe informações sobre a AC do INMETRO que será uma AC Normativa para emissão de certificados digitais para dispositivos metrológicos IoT.

Certificado Digital ICP-Brasil nos Objetos Metrológicos

Ainda sobre o painel que abordou o tema Novas Tecnologias, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Eduardo Lacerda, nos falou sobre como a ICP-Brasil tem a contribuir para a jornada de digitalização do país garantindo as evidências como autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio aos atos praticados em meio eletrônico e como tecnologias adjacentes, aplicadas isoladamente, podem fragilizar a segurança da informação da nação brasileira.

Painel: Cases

O painel de cases teve início com a apresentação de Luis Carlos Vendramin Jr.  – Presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo e Paulo Roberto Gaiger Ferreira – Presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

A Certificação Digital ICP-Brasil nos 10 Anos do Registro Público Eletrônico – Luis Carlos Vendramin Jr. – Presidente Arpen-SP

A certificação digital e o Notariado – Paulo Roberto Gaiger Ferreira – Presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

Painel: Mercosul

Foi a primeira vez que o CertForum reuniu representantes dos países do Mercosul para discutir as oportunidades e desafios da assinatura digital em cada um dos países do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com a presidência rotativa, o Brasil assumiu a coordenação do Grupo Agenda Digital do Mercosul – GAD.   Luciana Mancini, representando do Ministério das Relações Exteriores do Brasil fez a abertura do Painel.

Firma Digital – Argentina  Francisco Rao Succato – Assessor Legal da Direção Nacional de Sistemas de Administração e Assinatura Digital

Firma Digital – Paraguay – Lucas Sotomayor – Dirección Gral. de Firma Digital y Comercio Electrónico – Subsecretaría de Estado de Comercio

El camino a una sociedad Digital – Uruguai Martín Fernandéz Rodriguéz – Gerente de Divisão de Identificação Eletrônica da AGESIC

 

Painel: Desenvolvimento do Plugin PAdES ICP-Brasil e o Novo Renave

Na abertura do segundo dia do Certforum 2019 foi apresentado o padrão PAdES ICP-Brasil. É um plugin desenvolvido em parceria entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Universidade de Brasília – UnB, com o objetivo principal de proporcionar o intercâmbio de documentos eletrônicos, a partir de um padrão aberto para verificação e assinatura digital com foco no usuário comum.

Desenvolvimento do plug-in Pades da ICP-Brasil – Profº Dr. Tiago Alves UnB..

O novo RENAVE  – Jerry Adriane Dias Diretor-geral DENATRAN

 

Painel: Saúde

O painel sobre o setor de Saúde contou com a participação do Presidente do Instituto Edumed – Renato Sabbatin, Coordenador do Setor de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Medicina – Goethe Ramos e Chefe de Serviços Orientados a Soluções CSOS-CISTI – EBSERH – Gustavo Sousa Matias que nos falaram sobre a importância do uso do certificados digitais ICP-Brasil assim como os certificados de atributos.

Certificacão de Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde e o Uso de Assinatura Digital na Documentação Clínica – Renato Sabbatini – Presidente do Instituto Edumed

Aplicativo Mobile Credencial Médica – Goethe Ramos – Coordenador do Setor de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Medicina

Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU
Gustavo Sousa Matias – Chefe de Serviços Orientados a Soluções CSOS-CISTI – EBSERH

 

Painel: Jurídico

Como era esperado, o painel jurídico tratou da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.  Nas apresentações, a assinatura digital foi considerada indispensável e insubstituível como o recurso de tecnologia capaz de garantir a autoria dos documentos eletrônicos e o sigilo das informações com a aplicação da criptografia em mensagens e em servidores que armazenarem as informações sensíveis.

Assinaturas Eletrônicas: Efeitos, Limites e Possibilidades Júridicas da Adoção de Outras Tecnologias – Vilson Malchow
Procurador Federal do ITI

Certificado Digital como Ferramenta Facilitadora no âmbito da LGPD– Júlio Regoto – Advogado Sênior do Escritório Mattos Filho Advogados

Impacto da LGPD na ICP-Brasil – Vivian Moraes – Advogada especialista

O evento que reuniu cerca de 900 participantes contou com o patrocínio das empresas: Certisign, Digitalsign, Dinamo Networks, e-GAG, Kryptos, Link Certificação Digital, Online Certificadora, Serasa Experian, Soluti, SPC Brasil e Valid Certificadora Digital e com o apoio institucional do Portal Crypto ID e das Associações: AARB, ANCD, ANCERT e ATID.

A 17ª edição do Certforum foi realizada pelo ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação, organizado mais uma vez pela ABRID – Associação Brasileira das Empresas de Identificação Digital.

 

Emita seu certificado de participação do Certforum 2019 

 

  ACESSE ESSE LINK PARA EMITIR SEU CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!

 

Fonte: CryptoID e ITI

 

 

 

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One