Notícias

Auditoria WebTrust entra em operação para adequar emissão das cadeias V10 e V11

A partir de julho deste ano, a Autoridade Certificado Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil iniciou o cronograma de auditoria às demais autoridades da cadeia conforme os critérios do programa Webtrust, estabelecidos pela Resolução nº 119, de 06/07/2017.

“Nossa gestão atua incessantemente para desembaraçar as dificuldades encontradas que interferirem no pleno funcionamento da cadeia de certificação digital. Estamos trazendo a ICP-BRASIL para os dias de hoje e o selo WebTrust terá um impacto muito forte no nosso posicionamento e percepção de uso dos certificados digitais no país”, reforçou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz. O instituto é uma autarquia federal que desempenha o papel de AC-Raiz da ICP-Brasil.

A auditoria tem como objetivo adequar tecnicamente as emissões das cadeias ICP-Brasil V10 (para certificados SSL) e V11 (para certificados de assinatura de código) para que os certificados sejam reconhecidos automaticamente pelos principais navegadores da internet, acabando com as mensagens de erro apresentadas em diversos sites.

Os certificados digitais SSL – Secure Socket Layer e certificados de assinatura de código emitidos pela hierarquia da ICP-Brasil atuam para garantir a identidade de servidores web e a segurança dos acessos pelos navegadores. Como não há o reconhecimento automático dos certificados pelos browsers, os sites protegidos com a criptografia brasileira são sinalizados para seus visitantes como inseguros.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Eduardo Lacerda, explica que a adequação técnica corrobora para a obtenção dos selos WebTrust SSL EV e CODESIGN EV. “A ICP-Brasil precisa ser uma facilitadora para sociedade brasileira e é isso que estamos buscando. Com o início das auditorias WebTrust, procuramos resolver um problema grave que incomoda usuários e empresas há anos”.

Lacerda ainda ressalta o trabalho técnico realizado pela equipe do ITI em parceria com o Laboratório de Segurança – LabSec, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e a empresa Kryptus. “Trabalhamos meses a fio para a preparação das nossas operações, resolvendo os problemas e inovando para ter o reconhecimento da ICP-Brasil como a plataforma mais segura, interoperável e de fácil acesso aos usuários e empresas brasileiras”.

As fiscalizações e auditorias realizadas no âmbito da ICP-Brasil têm por objetivo verificar se os processos, procedimentos e atividades das entidades integrantes da ICP-Brasil estão em conformidade com as normas e procedimentos estabelecidos pela ICP-Brasil e com os princípios e critérios definidos pelo WebTrust.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One