Notícias

AC Raiz da ICP-Brasil recebe selo Webtrust com zero de “não conformidades” por segundo ano consecutivo

webtrust

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo WebTrust com zero de “não conformidades” apontadas no relatório de auditoria externa realizada pela Ernst & Young Auditores Independentes. O selo Webtrust atesta que a AC Raiz da ICP-Brasil está em conformidade com princípios, normas e critérios estabelecidos internacionalmente.

A manutenção do selo com zero de “não conformidades” atesta o grau de excelência dos trabalhos que o ITI vem realizando, sempre com o objetivo de manter os processos referentes à ICP-Brasil atuais e seguros. Agora, o relatório da auditoria externa realizada na AC Raiz será encaminhado ao Comitê Gestor da ICP-Brasil para apreciação e aprovação.

O selo WebTrust foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras. Autoridades Certificadoras de todo mundo, após passarem pelo processo de auditoria, podem receber esse selo, que garante a segurança na aplicação da tecnologia de Infraestrutura de Chaves Públicas, mundialmente reconhecida por PKI (Public Key Infrastructure).

As Autoridades Certificadoras – ACs da ICP-Brasil, conforme Resolução nº 119 do Comitê Gestor da ICP-Brasil, também estão obrigadas a obter o selo WebTrust. A ação garante a conformidade da ICP-Brasil aos requisitos do programa de raízes confiáveis e, por consequência, a manutenção dos certificados da AC Raiz nos repositórios dos navegadores de internet.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One