Notícias

AARB solicita prorrogação de prazo para nova regra antifraude

Pedido é atendido pelo ITI e medidas de segurança para certificados digitais ICP-Brasil passam a valer a partir de 1º de março

certificacaoA Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB solicitou, no último dia 26 de janeiro, através de ofício endereçado ao presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, a dilatação do prazo das regras contidas na Instrução Normativa nº 02 de 23/06/2015.

A norma estabelece novos procedimentos de identificação ao requerente do certificado digital padrão ICP-Brasil com o intuito de criar uma Lista Negativa para consulta e evitar possíveis fraudes. A Instrução Normativa estipulou o prazo de 1º de fevereiro para a criação desta base de dados de segurança.

Segundo o presidente da AARB, Nivaldo Cleto, a maioria dos agentes de registro ainda não esta totalmente treinada para atender os novos procedimentos e a grande demanda de entrega de obrigações acessórias com o uso de certificado digital no mês de fevereiro inviabiliza o cumprimento das regras.

Confira os ofícios da AARB e do ITI.
imagemoficio2016
oficoITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
Accor
Auditsafe
pki
Gemalto
CryptoID
Insania
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro