AARB notícias

AARB é parceira na transformação digital, diz diretor-presidente do ITI

Atualização de normas da ICP-Brasil simplifica a emissão do certificado digital. Associação fará em São Paulo um workshop para esclarecer as novas regras.

Com a publicação da Resolução nº 151 na edição da última sexta-feira, 14 de junho, do Diário Oficial da União, a emissão do certificado digital para o cidadão tornou-se menos burocrática com a simplificação dos processos e na redução de custos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil. Aprovadas na última reunião do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, com a participação de representantes do Governo e da sociedade civil, entre eles a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), a nova redação dos normativos busca atender a conformidade com o Programa WebTrust de Princípios e Critérios para Autoridades de Certificação.

“Com as atualizações estamos trazendo a ICP-Brasil para 2019. Muitos de nossos regramentos estavam alheios aos avanços tecnológicos que nos permitem simplificar e facilitar processos de emissão do certificado digital para todos os cidadãos. Temos como parceiro nesta transformação digital a Associação das Autoridades de Registro do Brasil, aproximando o mercado das políticas públicas em desenvolvimento. É hora de migrarmos do foco na segurança física e avançamos para a segurança lógica, tudo isso a quatro mãos”, diz o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz.

Workshop AARB – Novas Regras da ICP-Brasil

Com o intuito de esclarecer as novas regras para o mercado, a AARB irá realizar, no próximo dia 10 de julho, um evento em São Paulo com a presença do corpo técnico do ITI. Em menos de uma semana todas as vagas foram preenchidas e as inscrições encerradas. O conteúdo do evento será disponibilizado no canal da AARB do Youtube após a sua realização.

O Workshop AARB angariou, até o fechamento desta matéria, diversos patrocínios de grandes empresas do segmento como a Link Certificação Digital, Certificaminas Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti, Valid Certificação Digital, Online Certificadora, Certisign e apoios institucionais do ITI, Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Portal CryptoID, Insania Publicidade e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.

“A ANCD esta muito honrada em apoiar institucionalmente o evento da AARB. O convite do presidente Edmar Araújo nos torna ainda mais fortes para interpretar e conhecer de forma conjunta as novas regras do mercado da certificação digital no Brasil. O evento é importante, pois ajuda a entender e interpretar as normas aprovadas. O nosso objetivo é fortalecer a ICP-Brasil e agilizar as adaptações às regras. Entendemos que o trabalho até aqui realizado, nos 18 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas, tornou-se referência mundial e precisa ser levado em conta. Esse evento, para todos nós, é uma grande oportunidade para trabalharmos de forma conjunta em prol do setor”, declara o presidente da ANCD, Egon Schaden Júnior.

Leia também

Convênios

Gestão de autoridades de registro:

eGAC

CDLDF

Abertura de filiais com desconto para associados AARB:

GBrasil

Auditoria de ICP-Brasil:

Auditsafe
pki

Mídias criptográficas:

G+D Mobile Security

Idemia

Comunicação:
CryptoID

Publicidade:
Insania

A AARB APOIA:


Biometrics HiTech Summit 2019g   CertForum 2019